Deputado diz que culpa pela greve no transporte coletivo é do prefeito

Parlamentar chama o prefeito Mauro Nazif de "covarde" e "pilantra", "que deve sim ser responsabilizado judicialmente pelos prejuízos provocados ao comércio, aos trabalhadores e à classe estudantil".

Publicada em 07 de October de 2015 às 08:08:00

O deputado Hermínio Coelho (PSD) disse nesta terça-feira (6), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, que o grande culpado pelo caos instalado no transporte coletivo -com mais uma greve deflagrada pelos motoristas e cobradores de ônibus- é o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), que deve sim ser responsabilizado judicialmente pelos prejuízos provocados ao comércio, aos trabalhadores e à classe estudantil.

Para o deputado Hermínio Coelho, mais uma vez o prefeito Mauro Nazif "demonstra sua covardia ao, através de Nota Oficial, além de se eximir de responsabilidade,  tentar jogar a população contra os trabalhadores grevistas". Além disso, prosseguiu, “o prefeito, ao anunciar  a possibilidade de autorizações extraordinárias para atuação de vans e outros veículos, além de não resolver o problema, agrava ainda mais os ânimos nesta área, já inflamados  com a situação calamitosa vivenciada por mecânicos, motoristas e cobradores de ônibus”.

Declarou Hermínio Coelho que Mauro Nazif é “um grande pilantra”, pois diz que vai recorrer a Justiça, para que seja mantido um percentual dos ônibus em funcionamento, quando efetivamente  não pode fazer, pois ele mesmo decretou a extinção das concessões por caducidade das duas antigas empresas existentes, mas que precariamente ainda estão com os ônibus sendo utilizados.

De acordo com dados oficiais, o sistema de transporte coletivo de Porto Velho tem o seguinte desempenho:

Atende 32.588 estudantes diariamente;

São utilizados 28.680 vales transportes diariamente, concedidos por empresas;

pagam diretamente a passagem aproximadamente 39.456;

o percentual de transporte de idosos é de 6.470 idosos/diário;

aproximadamente 7.392 portadores de necessidade especiais são transportados/diário;

através do sistema de integrações, atinge a cifra de 6.966 por dia sem pagamento de passagem.

O desastre reinante no transporte coletivo de Porto Velho, no entendimento do deputado Hermínio Coelho, é resultado de uma gestão desastrosa, inoperante, perseguidora, que não respeita os interesses da população e sim privilegia interesses subalternos e particulares de seus gestores.

Assessoria