Deputado Ezequiel se solidariza com procurador da República Reginaldo Trindade, afastado da proteção a índios em Rondônia

Parlamentar questionou qual a motivação da decisão de mudança, pois “o procurador jamais se afastaria desta causa”.

Publicada em 23 de August de 2016 às 21:00:00

 

Ezequiel se solidariza com procurador federal Reginaldo Trindade

 

Durante pronunciamento no pequeno expediente da Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (23), o deputado Ezequiel Júnior (PSDC) demonstrou preocupação quanto ao possível afastamento do procurador da República  Reginaldo Trindade, do Ministério Público Federal em Rondônia, da causa indígena do povo Cinta Larga.

O parlamentar relatou que o procurador sempre esteve presente com ações constantes com os índios, sendo por isso muito querido entre o povo da etnia Cinta Larga. “Seu trabalho vem sendo realizado ao longo de 12 anos, garantindo segurança, sobrevivência e subsistência aos índios, sendo um símbolo da luta do povo Cinta Larga no Estado de Rondônia.

Ezequiel questionou qual a motivação da decisão de mudança, pois “ele jamais se afastaria desta causa”. Perguntou se o MPF ouviu os índios, se sabem do carinho dos índios para com Reginaldo Trindade.

“Ele não quer se afastar, pois faz seu trabalho com amor”, afirmou. Disse que o Conselho do MPF vai se reunir dia 6 de setembro e espera que “tenham luz na consciência e repensem o trabalho do procurador nestes 12 anos”.

Concluiu afirmando que “se os índios forem ouvidos jamais o procurador Reginaldo sairá da causa indígena. Esperamos que o Conselho Superior ouça a vontade daquele povo”.

O deputado Alex Redano (PRB) , em questão de ordem, disse  que o procurador Reginaldo construiu um projeto para a extração legal dos diamantes, a fim de gerar  riqueza para a União, ao Estado e a aldeia indígena e agora que está próximo de conseguir sua execução, surge este afastamento repentino.

O deputado Dr. Neidson também se solidarizou ao procurador Reginaldo Trindade pelo excelente trabalho desenvolvido e propôs uma nota de apoio para ser encaminhada ao Conselho do MPF.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde