Deputado Jean Oliveira discute e promove o associativismo em Alta Floresta

Participaram da reunião os vereadores Nelsinho e Luis Lana e ainda o gerente do escritório da Emater em Alta Floresta D’Oeste, Paulo Albuquerque, o Paulo Bola.

Publicada em 30 de September de 2015 às 13:58:00


O deputado Jean Oliveira participou, no último final de semana , de reunião com os técnicos e funcionários da Emater e com as associações de produtores rurais do município de Alta Floresta para discutir melhorias na forma de organização das associações para assim somar força e ganhar peso no mercado ( compra de insumos e venda da produção) e no poder de reivindicação.

O município de Alta Floresta possui 36 associações de produtores rurais e a reunião teve por pauta principal o incentivo ao associativismo visando uma melhor organização tendo por objetivo congregar forças e assim reunir condições para adquirir insumos agrícolas em conjunto,  o que irá baratear o preço devido o montante adquirido, bem como, vender a produção agrícola em conjunto para ter peso no mercado.

Participaram da reunião os vereadores Nelsinho e Luis Lana e ainda o gerente do escritório da Emater em Alta Floresta D’Oeste, Paulo Albuquerque, o Paulo Bola.

O deputado Jean Oliveira disse que: “A união dos pequenos produtores em associações torna possível a aquisição de insumos e equipamentos com menores preços e melhores prazos de pagamento, como também o uso coletivo de tratores, colheitadeiras, caminhões para transporte, etc. Tais recursos, quando divididos entre vários associados, tornam-se acessíveis e o produtor certamente sai lucrando, pois reúne esforços em benefício comum, bem como o compartilhamento do custo da assistência técnica do agrônomo, do veterinário, de tecnologias e de capacitação profissional.”

Outro ponto discutido na reunião foi quanto a participação das mulheres nas associações. As mulheres tem participação efetiva na agricultura familiar e , no entanto, sente-se a ausência da força feminina nas associações de produtores rurais. Ficou decido que será feito um trabalho buscando trazer a mulher para se associar e participar de forma efetiva das associações.

Um ponto marcante que ficou decidido na reunião foi quanto a criação da Central das Associações de Produtores Rurais de Alta Floresta D’Oeste. “ É uma demonstração de amadurecimento político que as associações de produtores rurais de Alta Floresta está dando. Isso vai fortalecer sobremaneira o poder político e de reivindicação dos produtores rurais de Alta Floresta. Nós só temos que incentivar e apoiar”, disse o deputado.

Jean Oliveira comprometeu-se em indicar emenda parlamentar para a aquisição de uma moto para cada associação e assim ajudar no deslocamento para resolver questões da entidade, bem como, comprometeu-se em ajudar a associação ser declarada de utilidade pública na Assembleia Legislativa.