Deputados discutem instalação de ZPE e situação de estradas

Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reuniu nesta terça-feira no Plenarinho.

Publicada em 13 de October de 2015 às 12:17:00

 Sergio Pires                                        

Durante reunião do Plenarinho, o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Aélcio da TV (PP), destacou sua participação na reunião do Conselho Deliberativo do Estado de Rondônia (Conder).

Ele explicou que um dos temas debatidos foi a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que requer investimento inicial de R$ 40 milhões.

“Minha posição foi que no momento o Estado não tem condições de investir esse montante, já que nem há indústrias para serem instaladas em Rondônia. Isso deve ficar mais para frente”, acrescentou.

O deputado Cleiton Roque (PSB) disse que as ZPEs são importantes, mas no momento não podem ser incentivadas, principalmente porque 80% do que for produzido precisam ser exportado.

Aélcio lembrou que as zonas de exportação são interessantes e que o ideal seria se uma indústria de fora se instalasse em Rondônia e depois levasse o que for produzido.

Ele também destacou uma reportagem exibida sobre a BR 319 no Jornal Nacional, na TV Globo, e citou a importância da estrada que liga Porto Velho a Manaus.

O deputado Airton Gurgacz (PDT) lembrou que em 2013 o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) organizou uma caravana que seguiu de Porto Velho a Manaus.

Ele disse, ainda, que o argumento de órgãos ambientais para que a estrada não seja recuperada são as licenças ambientais.

“Acontece que a estrada já existe. Não vai ser aberta uma nova. As máquinas estão trabalhando. Faltam 80 km para terminar a recuperação. Em 1980 a estrada era um tapete”, explicou.

Segundo o parlamentar, o problema é a falta de manutenção. “Se fala em máfia de balsa, se fala em tanta coisa que é difícil acreditar”, acrescentou.

Airton Gurgacz disse que tudo o que é produzido em Rondônia poderia ser vendido em Manaus e que seria facilitado o turismo para a Venezuela.

Cleiton Roque disse que nesta semana passou no trecho entre a fazenda Nova Vida e Ouro Preto, e viu oito veículos com pneu furado.

Ele disse ser necessário acionar a Câmara Federal, para evitar problemas mais sérios na BR 364.

Airton Gurgacz disse que, se o trecho não for arrumado até o final do ano, acabará virando um atoleiro. “Conversei com o senador Acir Gurgacz sobre isso”, acrescentou.