Deputados dizem que saída para a greve na educação precisa ser negociada com urgência

​​​​​​​Parlamentares defendem que Governo apresente números das finanças e atenda categoria, para acabar com a greve.

Texto: Eranildo Costa Luna
Publicada em 14 de março de 2018 às 16:30

A apresentação dos números das finanças do Estado, para que possam nortear a tomada de decisões sobre o que é possível ser atendido, dentre as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), foi defendida pelos deputados estaduais, durante reunião com a categoria, na manhã desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), os deputados Anderson do Singeperon (PV), Lazinho da Fetagro (PT), Hermínio Coelho (PDT), José Lebrão (MDB), Léo Moraes (PTB) e Alex Redano (PRB) participaram da reunião. O secretário estadual de Educação (Seduc), Valdo Alves, também participou do encontro.

Foi consenso entre parlamentares e a categoria de que não há avanços nas negociações entre o Sintero e o Governo. Desta forma, o encontro definiu que a próxima reunião, que deverá ocorrer até a manhã desta quinta-feira (15), seja com membros da Mesa de Negociação Permanente (Menp), órgão do Governo encarregado de avaliar os impactos orçamentários em reajustes salariais.

A sugestão partiu do próprio líder do Governo, Laerte Gomes (PSDB). "Temos que ter uma reunião dos deputados com a Menp, para que sejam apresentados números do orçamento e que possamos discutir alternativas, de como criar meios que permitam reduzir o impacto na folha, sem deixar de atender aos servidores", defendeu Laerte.

Léo Moraes declarou que é preciso uma resposta clara do Governo, num período curto, para que os parlamentares e a categoria possam acionar outros mecanismos. "Há um prejuízo social, com a falta de aulas, e um prejuízo enorme para a categoria, que precisa ser valorizada e ouvida. Essa mesma desculpa de falta de orçamento e do teto da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é a mesma para todas as categorias", completou.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, disse que a categoria apresentou uma proposta viável ao Governo, que não fez nenhuma contraproposta. "Queremos a implantação do Plano Estadual de Educação (PEE), encaminhado pelo Governo e aprovado pela Assembleia Legislativa, mesmo que de forma gradativa. A principal bandeira é o acréscimo de 1% a cada ano no orçamento da educação".

O Sintero defende ainda a celeridade nas aposentadorias e na transposição dos servidores, correções para os técnicos educacionais, com algumas faixas recebendo menos do que o salário mínimo até, entre outras reivindicações.

Até agora, o Governo acenou com a continuidade dos pagamentos das progressões e pecúnias, já acordados desde o ano passado. O Estado não demonstrou, segundo o sindicato, dar celeridade aos processos de aposentadorias e nem de levantar o quanto isso impactaria na folha de pagamento, possibilitando uma folga de caixa.

Maurão de Carvalho voltou a ressaltar a importância de mais agilidade nos processos de aposentadorias dos servidores, alguns esperando há anos. Para o deputado, somente com a finalização dos cerca de 1.700 processos de aposentadorias que estão pendentes hoje, haveria uma folga considerável na folha de pagamento da educação.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Keyla Soares 15/03/2018

    Não entendo porque a justiça não faz com que cumpra a lei que já foi aprovada e sancionada em 2015, o PER. Já sei porque o salário deles está acima de todos os outros Estados. Essa classe o governo sabe comprar, e diga-se de passagem que eles não trabalham por amor não.

  • 2
    image
    Cordezito pessoa junior 14/03/2018

    Foi feito um alvoroço todo porque não dizer um pandemónio na expectativa da última reunião, afora a INTIMACAO DA JUSTICA não se vê nada de digamos boa esperança para se ter resolutividade! Números traduzem que o estado de ro e um dos dois Estados que está muito bem obrigado - boa vontade política e um querer por parte do governo faz as coisas mudarem - estão todos sem parece me rumo/etinerario - apenas parece é cada dia pior para o sr governador que poderia está longe destes holofotes negativos que mancha e chafurda todo o seu intento diante de sua não se sabe saída! Saída para onde? Reeleição findou se é a eleição parece sim diluir - enfim é um asco este fim tragico-comico do MDB até em rondonia onde aparece tb desvios de verbas do fisco! Lamentável - QUANDO O JUSTO GOVERNA O POVO SE ALEGRA!

  • 3
    image
    Debora 14/03/2018

    A aposentadoria dos funcionarios seria a saída para diminur o valor da folga de pagamento. Pois em sua maioria, esse pessoal já não estão contribuindo com a educação e Sim, ocupando espaço de um funcionário com ânimo para trabalhar. Realidade.

  • 4
    image
    Maria das graças 14/03/2018

    É só parar de roubarem e acabar com os cargos comissionados/apadrinhados pelo próprio governo! Dinheiro tem com certezaaaa👍👍

  • 5
    image
    Maria das graças 14/03/2018

    É só parar de roubarem e acabar com os cargos comissionados/apadrinhados pelo próprio governo! Dinheiro tem com certezaaaa👍👍

  • 6
    image
    Silvio maran 14/03/2018

    Sr Deputados os senhores tem autonomia pra convocar o governador e equipe pra negociar. Esses secretario pucha saco esta tentando fazer moral com o Governo e afundando o politicamente.Todos governos q prejudicaram a educa

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook