Deputados representam Rondônia em reunião do Parlamento Amazônico

Ribamar Araújo, Jean Oliveira e Léo Moraes buscam soluções para problemas do Estado.

Publicada em 07 de July de 2015 às 07:59:00

Nilton Salina

Durante reunião do Parlamento Amazônico realizada em Manaus, os deputados Ribamar Araújo (PT), Jean Oliveira (PSDB) e Léo Moraes (PTB) discutiram com parlamentares da Região Norte soluções para diversos problemas de Rondônia. Jean, que é secretário de relações institucionais do parlamento, explicou que a união de forças é fundamental para o desenvolvimento da Amazônia.

Léo Moraes, vice-presidente do Parlamento Amazônico, disse ser preciso levantar os problemas e somar esforços para resolver diversas situações. Para ele, também é importante a participação da bancada federal de todos os Estados da Região Norte nesse trabalho.

Ribamar Araújo, secretário do parlamento, esteve presente a todas as reuniões realizadas até agora. Ele afirmou que os Estados amazônicos passam por muitas dificuldades e que os problemas são comuns. Para Ribamar, se os deputados trabalharem juntos os resultados aparecerão logo. O deputado foi a Manaus representando o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (PP).

Na reunião, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas nos dias 2 e 3, foram abordados temas como exploração mineral em terras indígenas, demarcação de terras indígenas na Amazônia, insumos agrominerais, e hidrovias do rio Madeira.

O secretário Municipal de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin, participou da reunião a convite do deputado Jean Oliveira. Bertolin defendeu um trabalho de conscientização junto aos ambientalistas, para que eles entendam que a força produtiva da região está no campo.

Ele também explicou as dificuldades em atender os produtores rurais em um município como Porto Velho, com maior extensão territorial do que Estados como Sergipe e Alagoas. Leonel Bertolin lembrou que a estrutura da prefeitura da capital de Rondônia atende famílias de Lábrea, Camutama e Humaitá, no Amazonas, e que não recebe recursos para isso.

Ribamar Araújo disse que a comunidade não pode deixar de ser atendida, independente de fronteiras. Essas pessoas buscam principalmente saúde e educação. Ribamar citou que esses são direitos básicos da população e é um dever do Estado prestar o atendimento.

O deputado afirmou que, por ele, poderia ser feito um convênio do município com o Estado. “Acontece que, pela lei, isso não pode ser feito. Muitas dessas pessoas buscam socorro em Porto Velho porque é o local mais próximo para o atendimento”, acrescentou.

Léo Moraes também afirmou que o atendimento não deve ser negado a quem
precisa independente de o cidadão morar em outra cidade. “Problemas assim podem ser resolvidos, mas precisamos também do apoio das bancadas federais”, destacou.

Posteriormente, Jean Oliveira levou Leonel Bertolin para discutir com o vice-governador do Amazonas, Henrique de Oliveira (SD), a possibilidade de o governo daquele Estado colaborar com o atendimento dos moradores de Lábrea, Camutama e Humaitá.