DER completa 60 dias de trabalho em União Bandeirantes

No próximo final de semana o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) completa 60 dias de trabalho no distrito de União Bandeirantes.

Publicada em 13/09/2012 às 14:53:00

Bandeirantes recebeu limpeza e encascalhamento das ruas e a recuperação de aproximadamente 500 km de estradas está sendo finalizada. Além disso, o órgão iniciou o asfaltamento de 3,4 quilômetros na principal avenida do distrito.

O administrador de Bandeirantes, José Aparecido Oliveira, o Cido, disse que a localidade tem 30 ruas, cada uma com três quilômetros de extensão, totalizando 90 km. No último mês a equipe do DER encerrou a limpeza de Bandeirantes e o encascalhamento de 80% das ruas.

Até o final deste mês o DER encerra o trabalho de recuperação de aproximadamente 500 km de estradas em União Bandeirantes. Num trecho de 40 km da principal linha vicinal do distrito, o Linhão, estrada que dá acesso de União Bandeirantes a Nova Dimensão (em Nova Mamoré), todas as pontes velhas de madeira foram substituídas por bueiros armcos (tubos metálicos). Só nesse trecho, seis pontes de madeira foram eliminadas e os locais foram aterrados.

Pontes velhas substituídas
Mais de quatro mil caçambas de aterro foram utilizadas na instalação dos tubos metálicos e também para levantar o leito da pista nos pontos baixos onde ocorriam alagamentos. Adinaldo Andrade, chefe da equipe que trabalha em União Bandeirantes, disse que o DER ainda leva mais 15 dias para encerrar os trabalhos de recuperação de estradas.

Auxílio à prefeitura
O diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini, destaca que União Bandeirantes e região são de responsabilidade da prefeitura de Porto Velho. “O governador Confúcio Moura tem como política administrativa, ajudar os municípios. Com este foco Confúcio determinou que o DER recuperasse todas as estradas vicinais em União Bandeirantes e também executasse a limpeza e o encascalhamento das ruas”, afirma o diretor. Ele ressalta, ainda, que na última visita ao distrito, o governador autorizou a construção de uma ponte sobre o rio Contra.

Moradores relatam dificuldades
Ananias Martins de Oliveira tem uma propriedade no Linhão, a 22 km do distrito. Ele relata que os agropecuaristas da região sofriam por falta de estradas trafegáveis. Afirma que há dois anos e meio gastou 4h30 para percorrer pouco mais de 20 km de carro de União Bandeirantes até seu lote. “Era muito atoleiro. Hoje faço o mesmo percurso em menos de 30 minutos. Quem trabalha na roça precisa de estradas e não tínhamos a atenção devida”, desabafa.

Lucio Costa dos Santos, 20 anos, cuida do comércio que sua família tem no Linhão. A declaração dele endossa as palavras de Ananias Martins. “A coisa aqui era feia. Gastávamos mais de três horas de Bandeirantes até propriedade de meus pais, aproximadamente 23 km.

O pecuarista Valdeci Rodrigues tem uma propriedade na linha vicinal conhecida como “Novinha”. Ele afirma que o trabalho do DER na região tem impressionado. O trabalho que ele mais gostou foi à substituição de pontes velhas de madeira por tubos metálicos. “As pontes eram velhas e acidentes ocorriam como frequência. Há cerca de 30 dias morreu um motoqueiro”, relata.

DECOM
AI/DECOM – Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER