Dia do Inhame movimentará produtores em Porto Velho

O cultivo em pequenas áreas, a alta produtividade, facilidade de comercialização e o preço de mercado estão atraindo agricultores familiares.

Semagric
Publicada em 19 de março de 2018 às 13:21
Dia do Inhame movimentará produtores em Porto Velho

Melhorar as técnicas do cultivo do inhame com foco na produção. Este é o principal objetivo do Dia Especial do Inhame que acontecerá no sábado, dia 24 de março, na Estrada da Penal, km 40, numa realização da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).

De acordo com subsecretário Francisco Evaldo de Lima, a possibilidade de cultivo em pequenas áreas, a alta produtividade, a facilidade de comercialização do produto e o preço de mercado, estão atraindo cada vez mais a atenção de agricultores familiares de Rondônia. “O inhame vem despertando o interesse dos agricultores aqui na capital, por isso estamos realizando esse dia especial do inhame para levar mais conhecimento sobre essa cultura aos produtores interessados no cultivo dessa batata”, comentou o subsecretário.

Hoje a produção de inhame é concentrada nos municípios da BR-429, no Vale do Guaporé e Machadinho do Oeste, na região do Vale do Jamari. A cultura vem ganhando mercado fora do estado e tem grandes perspectivas de exportação para outros países. Os resultados alcançados em Rondônia, em especial na região da BR-429, vêm tornando o cultivo do inhame um negócio promissor, principalmente para pequenos agricultores cuja mão de obra se limita à família.

A Semagric vem incentivando o cultivo do inhame na capital. No ano passado, realizou o 1º dia de campo sobre a cultura do inhame na BR 364, km 67, linha Caracol, no sítio Rancho Velho, de propriedade da família do produtor Ivo Santos de Matos.

O evento contou com a participação vários produtores que adquiriram conhecimentos técnicos, estão investindo no plantio do inhame e agora querem mostrar aos produtores da região da RO 05 as novas técnicas de preparo da área, plantio, colheita, a culinária e comercialização deste produtor que vem ganhando adeptos em todo estado.

No Dia Especial do Inhame, haverá palestras com técnicos da Emater e culinária especial, com pratos à base de inhame. Para mais informações você pode ligar para (69) 99346-6001 – Luiz Carlos – 999621307 – Isaac - 9 9905-2419 -Antônio

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook