“Dia Mundial Sem Carro” acontece neste sábado em Porto Velho

Caracterizado como um movimento que reforça a consciência ambiental e social da população. . .

Publicada em 19 de September de 2014 às 16:05:00

A programação de Semana Nacional do Trânsito, que tem como tema “Cidade para as pessoas. Proteção e prioridade ao pedestre”, continua em Porto Velho neste sábado, 20 de setembro, com a realização do “Dia Mundial Sem Carro”, um dia dedicado a incentivar a população a adotar novas meios de trasporte e pensar ecologicamente. As ações do evento estarão concentradas no Espaço Alternativo de Porto Velho a partir de 16h e seguem até às 19h, na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

Caracterizado como um movimento que reforça a consciência ambiental e social da população, “O Dia Mundial Sem Carro” é uma iniciativa criada em 1997, na França, que ao longo dos anos se disseminou em diversos países incluindo o Brasil.

A iniciativa tem como objetivo estimular a implementação de políticas para um transporte limpo, barato e acessível a todas as camadas da população, além de aumentar a conscientização da sociedade sobre os benefícios da redução do tráfego motorizado para o meio ambiente local e global, para a saúde e para a qualidade de vida nas cidades. O intuito é conscientizar o impacto negativo que o uso de veículos motorizados traz à qualidade do ar nas cidades e o quanto o número excessivo de automóveis dificulta o fluxo nas vias urbanas. Estimular o uso de bicicletas e transporte coletivo também fazem parte dos ideais difundidos no dia do evento.


Em Porto Velho a mobilização será uma força tarefa que proporcionará diversas atividades lúdicas, de promoção à saúde e atividades físicas à população que comparecer. Incluindo técnicas de saúde bucal, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, aulão aeróbico, ginástica laboral, avaliação física com orientações individuais, orientações de saúde sobre variadas doenças, brincadeiras para crianças, aulas de treinamento físico e exposição de artefatos do exército brasileiro.


As atividades acontecerão com o esforço cooperativo da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Comitê Municipal do Trânsito, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Detran/RO, Sesi, Faculdade São Lucas, Polícia de Trânsito (Petran), 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Instituto Anjos da Enfermagem.