Dia Nacional do Campo Limpo será comemorado com atividades educativas

O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto, será comemorado em Rondônia com atividades educativas durante a próxima semana.

Publicada em 14 de August de 2014 às 15:56:00

O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto, será comemorado em Rondônia com atividades educativas durante a próxima semana. Ocorrerão palestras, apresentação de peça teatral, coletas volantes de embalagens vazias de agrotóxico, pit stop e visitação na central de recebimento de embalagens de agrotóxico em Cacoal.

De acordo com a coordenadora do Programa de Agrotóxico da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) Eutália da Cunha Alves, Rondônia é o único estado brasileiro que desenvolve atividades em municípios que não possuem postos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

Em Rondônia serão desenvolvidas atividades educativas em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Corumbiara, Monte Negro, Nova Brasilândia do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Vilhena, além de coletas volantes em Cerejeiras, Colorado do Oeste, Nova Califórnia (distrito de Porto Velho) e São Francisco do Guaporé.

Para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo também há o concurso de redação e de desenho para alunos dos 5o e 4o anos respectivamente, com o tema “Agricultura no dia a dia das famílias brasileiras”.

O concurso é separado em três etapas: a municipal, a estadual e a nacional. Os resultados da primeira fase serão divulgados ainda esta semana; e, da etapa estadual no dia 26. Já a premiação estadual está prevista para o dia 30 de setembro, em Cacoal.

O concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e no Estado é coordenado pela Idaron. “O trabalho educativo é a base das ações da Agência. Instruindo as novas gerações teremos resultados melhores”, fala a coordenadora Eutália. “O contato da Agência direto com o produtor e seus filhos é de suma importância. Assim eles se tornam mais um fiscal do próprio patrimônio”, completa o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

No último concurso os primeiros lugares de cada categoria ganharam um tablet, os segundos colocados uma máquina fotográfica e os terceiros uma bicicleta. Os prêmios foram doados pela Associação das Revendas de Produtos Agroquímicos de Cacoal e Região (Arpacre), assim como este ano.

Os prêmios da etapa municipal do concurso serão fornecidos pelas associações de revendas de cada município, responsáveis pelos postos de recebimento de embalagens vazias de agrotóxico.Participam do concurso escolas dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.