Direitos Humanos da OAB solidariza-se com famílias de policiais de Jacy

A Comissão de Direitos Humanos da OAB deverá se reunir no início da próxima semana, quando definirá uma estratégia de acompanhamento desses casos.

Publicada em 13/09/2012 às 08:39:00

Porto Velho, Rondônia - A selvageria, ousadia e tática de terrorismo utilizada pelo grupo armado que invadiu o posto policial de Jacy-Paraná, matou um policial, feriu outros dois e levou como refém, depois de arrombar os caixas eletrônicos da cidade, indicam que o estado está perdendo a luta contra o crime e medidas mais rigorosas devem ser adotados para proteger a sociedade.

A declaração é do presidente da Comissão de Direitos da seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Alexandre, que vai agendar uma visita aos familiares do segundo sargento PM Silvério Alves Feitosa e dos outros policiais feridos durante o assalto.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB deverá se reunir no início da próxima semana, quando definirá uma estratégia de acompanhamento desses casos. “Nesta visita que faremos à família do sargento Silvério, vamos nos colocar à disposição para ajudá-la em alguma eventual dificuldade de encaminhamento dos direitos do falecido”, disse o presidente da Comissão, sendo apoiado por outros setores da OAB Rondônia, como o advogado Aurimar Lacouth, que é presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, que também se coloca à disposição da CDH para ajudar no que for preciso.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Rondônia, Pedro Alexandre afirma também que as ocorrências de roubo a banco ou a caixas eletrônicos, como correu em Jacy-Paraná, vem tendo as mesmas características, o que pode indicar tratar-se de uma mesma quadrilha. Ele acentua que com esses acontecimentos, faz-se necessário maior investimento na segurança pública e melhorar as ações de planejamento para atuar de forma preventiva.

Afinal – observa Pedro Alexandre -, segurança pública se faz exatamente com ações preventivas e não mandar a polícia agir depois que o crime ocorre, porque aí, a população já está no prejuízo. Nesse sentido, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Rondônia defende o pedido de reforço por parte do estado para contar com auxílio de forças federais para acabar de vez com esse terrorismo que a bandidagem está implantando em Rondônia.

Assessoria de Imprensa OAB-RO