Diretores da Eletronorte conferem andamento das obras da UHE de Jirau

Executivos visitaram as principais frentes de serviço no canteiro de obras.

Publicada em 11/03/2013 às 09:36:00

Para conhecer o projeto e verificar o andamento das obras, o diretor de Operação da Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte, Wady Charone Júnior, visitou a Usina Hidrelétrica Jirau nesta sexta-feira, 8, acompanhado de outros diretores, gerentes e profissionais técnicos da concessionária. Responsável pela operação das hidrelétricas de Tucuruí (atualmente a maior potência instalada do Brasil) e Curuá-Una, no Pará; de Coaracy Nunes, no Amapá e de Samuel, em Rondônia, já assinou contrato para também operar e manter Belo Monte, em construção no Pará.

A visita a Jirau, segundo Charone, teve o objetivo de iniciar um diálogo para a troca de experiências técnicas e gerenciais com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela construção e operação da hidrelétrica. Eles foram recebidos pelos gerentes de Operação, Carlos Alberto Cardoso e de Manutenção, Luis Fea Rodrigues Barbosa e pelo coordenador de Fornecimento e Montagem Eletromecânica da ESBR, Paulo Quintão.

Na programação da visita, o grupo assistiu a apresentações institucionais do empreendimento e depois conheceu o espaço do Edifício de Controle, esteve em uma das áreas onde é feita a montagem dos componentes das turbinas e pode verificar a disposição das peças em uma unidade geradora quase pronta. “Eu tinha muita vontade de conhecer uma usina com turbina bulbo. Fiquei encantado com o projeto, com o quadro técnico, com a força do rio. Jamais imaginei que um rio tivesse essa força. E espero voltar aqui futuramente para conhecer o sistema de monitoramento dos equipamentos”, frisa Charone.

Para o Superintendente de Geração Hidráulica da Eletronorte, Antonio Augusto Bechara Pardauil, Jirau é um exemplo de exploração sustentável para o Brasil. “É um orgulho a gente saber que tem um empreendimento dessa magnitude sendo feito aqui na região Norte, com todas as dificuldades, pois fazer um empreendimento no Norte é uma superação a cada dia”, destaca Pardauil.

Segundo o gerente de Operação da ESBR, esse diálogo que se abriu com a visita dos executivos da Eletronorte, também é importante para Jirau devido à experiência de operação que detêm.