Diretoria da ANNEL confere evolução das obras da UHE JIRAU

Com 11 Unidades Geradoras em operação comercial, o empreendimento deverá disponibilizar mais 17 máquinas para o Sistema Interligado Nacional até o final do ano.

Publicada em 18 de August de 2014 às 16:58:00

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), José Jurhosa Júnior, esteve na Usina Hidrelétrica Jirau na última sexta-feira, 15, para conhecer o empreendimento e verificar pessoalmente a evolução das obras civis, bem como o andamento dos testes nas próximas Unidades Geradoras a entrarem em operação comercial. Também participaram da
visita o Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração – SCG, Hélvio Neves Guerra; o analista administrativo da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração – SFG, Leonardo Ferreira e o assessor do diretor, Luiz Antônio Ramos Veras.

No canteiro de obras da UHE Jirau, os executivos foram recebidos pelo presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Victor Paranhos e pelos diretores de Operação e Manutenção, Isac Teixeira e Administrativo & Institucional, José Lucio de Arruda Gomes, que lhes apresentaram as principais estruturas do projeto e demonstraram o cumprimento dos prazos previstos no cronograma. As Casas de Força das margens direita e esquerda, Vertedouro, áreas de montagem e Edifício de Controle foram alguns dos pontos visitados.

O presidente da ESBR enfatizou que a Usina possui hoje 11 Unidades Geradoras fornecendo energia para o Sistema Interligado Nacional – SIN e a previsão é de colocar mais 17 em operação até o final do ano. “Creio que com essa visita ficou muito claro pra Aneel o esforço que estamos fazendo pra chegarmos ao final do ano com 24 a 28 máquinas em operação. Eu acho que ficou claro que estamos gastando muita energia e recursos pra disponibilizar mais energia para o setor.”, destaca Paranhos.

Segundo o diretor da ANEEL, Jirau é uma obra que se diferencia das demais por sua grandiosidade. “É um empreendimento fantástico, uma obra gigantesca e só vendo é possível ter a sua real dimensão. Você levar essa energia de um ponto tão distante para o restante do País e também trazer o desenvolvimento para a região é algo fantástico e merecedor dos nossos elogios e aplausos.”, conclui Jurhosa.