Dnit apresenta à Superintendência de Integração do Estado informações sobre o trabalho de dragagem do rio Madeira

Além do projeto, Erick Medeiros descreveu a importância de melhorar as condições do Madeira para a navegação.

Publicada em 02 de May de 2016 às 10:07:00

O projeto de dragagem do rio Madeira, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi apresentado na sexta-feira (29) pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick de Medeiros, em reunião com a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

Além do projeto, Erick Medeiros descreveu a importância de melhorar as condições do Madeira para a navegação.  “Não só para Rondônia, mas aquela área da região Norte a gente está rompendo uma das barreiras para navegação de um rio muito dinâmico, para justamente facilitar o escoamento da produção de grãos, que sai do Centro-Oeste”, disse Medeiros.

O diretor ainda destacou o que chama de arco norte, por onde  são encaminhados produtos até a foz do rio Amazonas e depois seguem pelo Canal do Panamá para os outros mercados.

Todo o custo e gestão do projeto são de responsabilidade do Dnit e a empresa vencedora do certame que vai implementar a dragagem ficará por cinco anos executando a ação no local.

A superintendente Elizete Lionel ressaltou o compromisso de acompanhar os procedimentos de implementação do projeto, para que sejam iniciadas o mais rápido possível. “O rio Madeira faz parte de um modal logístico fundamental para a economia de toda a região Norte, e vê-lo navegável durante 360 dias do ano é um sonho para todo gestor público”, completou.

Erick Medeiros falou que esta é a primeira vez que está sendo feito um projeto com esta característica de que a empresa fique por mais tempo no local do serviço, como é em outros países. O custo total é de aproximadamente R$ 180 milhões, que estão constantes no edital. Serão três grupos de dragas que farão dragagens constantes de forma que o rio fique navegável mesmo na época de seca. “Além da contratação para a dragagem, o Dnit assinou um termo de cooperação com a Marinha do Brasil para melhorarmos a sinalização do rio. Desta forma, poderá ser ampliada a navegação noturna, o que melhorará o trânsito no rio”, argumentou.