Dois livros sobre Direito em Rondônia serão lançados simultaneamente dia 17 de junho

Duas obras literárias do universo Jurídico e do Direito serão lançadas simultaneamente em Porto Velho, no dia 17 de junho, em noite de autógrafos, na casa de eventos Maison Madeira.

Publicada em 25 de May de 2016 às 10:57:00

Os livros serão lançados em evento na Maison Madeira, dia 17 de junho

De autoria dos advogados Hélio Viera e Zênia Cernov, o livro “Estatuto, Regulamento e Código de Ética da OAB – Interpretados” traz interpretações hermenêuticas sobre as recentes atualizações destes regramentos da atividade advocatícia. “È nossa contribuição aos profissionais do Direito e aos que desejam ingressar nesse universo, os bacharéis e os acadêmicos”, afirmam os autores.  

Com o título “A Trajetória da Advocacia em Rondônia”, a segunda obra a ser lançada na mesma noite de autógrafo tem viés histórico e retrata a luta de pioneiros advogados na defesa da cidadania nestas paragens do poente e o esforço para a instalação de uma seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, quando Rondônia ainda era território federal. A luta desses pioneiros valeu a pena: Rondônia foi o único território federal a ganhar uma seccional da entidade máxima da advocacia brasileira.

Idealizado e escrito pelo jornalista Carlos Araújo em parceira com o historiador e pesquisador regional Francisco Matias e o advogado Hélio Viera, após anos de pesquisas e entrevistas, “A trajetória da advocacia em Rondônia” está estruturada em oito capítulos e contextualiza historicamente personalidades ligadas à advocacia no estado. Com estilo objetivo e direto, o livro ganha status de o mais completo compêndio sobre o tema. A partir de seu lançamento, servirá de consulta para advogados e acadêmicos, que precisarem se municiar de conhecimentos sobre os primórdios da advocacia e sua trajetória até a atualidade.

A obra se destaca pela fluência do texto que entrega ao leitor uma narrativa recheada de informações. Pelo teor revelado nas páginas do livro, percebe-se que os autores assumiram uma tarefa hercúlea e enciclopédica que foi contar em um volume, não apenas os 50 anos de história da advocacia em Rondônia, mas a história do estado, desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, passando pelo Ciclo da borracha, a criação e instalação de Porto Velho, elevada à categoria de cidade em 1919, a comissão Rondon, o golpe que instalou a ditadura militar em 1964, dentre tantos outros momentos históricos do Brasil e de Rondônia.

Nomes como Edson Jorge Badra; Franco Paulino dos Santos; Odacir Soares; Dimas Ribeiro da Fonseca são alguns dos personagens que se destacaram na advocacia, entre os anos 1950 e 1960 e ganharam lugar nas mais de duzentas páginas do livro. A Trajetória da Advocacia em Rondônia também narra a batalha de pioneiros como Arquilau de Paula, Pedro Origa Neto, Agenor Martins de Carvalho, Orestes Muniz, José de Abreu Bianco; Abílio Nascimento – considerado por três décadas o advogado dos pobres. Também narra a luta para a instalação da Ordem dos Advogados do Brasil em terras rondonienses.

O citado Odacir Soares juntamente com os advogados Fouad Darwich Zacararias; José Mário Alves da Silva e Francisco Arquilau de Paula, segundo é contado no livro, tiveram a iniciativa de fundar uma Seccional da OAB no estado quando era território. A primeira reunião aconteceu dia 1º de novembro de 1970, em plena ditatura militar. Dois anos depois, em 18 de agosto, a Seccional foi instalada em Rondônia. A fundação de fato aconteceu em 1974 com a participação de 15 advogados.

A história da advocacia em Rondônia não poderia ser contada apenas a partir do ponto de vista dos homens, pois as mulheres têm presença marcada nesses episódios, como por exemplo, Salma Latif Resek Roumiê, historicamente, a primeira mulher a integrar a diretoria da Ordem dos Advogados em Rondônia e que, juntamente com os demais nomes citados no livro, contribuiu para o enriquecimento da trajetória da entidade e da advocacia na região.

Editado e publicado pela Editora LTR, o livro de autoria de Hélio Vieira e Zênia Cernov está atualizado pelo Novo Código de Ética, novo CPC e recentes Leis 13.245 e 13.247/2016 que alteraram o Estatuto. “É importante fonte de consulta para advogados, juristas, professores, acadêmicos e aspirantes ao Exame de Ordem, pois atualmente é o único livro que comenta, artigo por artigo, todos esses diplomas legais que regem a advocacia”, explica os advogados Zênia Cernov e Hélio Vieira.

Na noite de autógrafos que contará com a participação do escritor advogado e ex-presidente nacional da OAB, César Britto, os presentes serão brindados com show especial da cantora Marina Lima. Agende, portanto a data de 17 de junho, a partir das 19 horas, na casa de evento Maison Madeira, na avenida Guanabara, bairro São João Bosco.