Dr. Neidson participa de reunião no Itamaraty para discutir pontos do tratado Rondônia/Beni

Neidson foi convidado para comparecer à reunião em Brasília para discussão de uma agenda de viabilidades que serão incrementadas entre o Brasil e a Bolívia...

Publicada em 31 de August de 2016 às 09:07:00

O vice-presidente da Comissão Internacional Rondônia/Beni, da Assembléia Legislativa, deputado Dr. Neidson (PMN), esteve reunido durante todo o dia de ontem (30), no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), com funcionários do alto escalão do governo federal e com o governador em exercício de Rondônia, Daniel Pereira.

Neidson foi convidado para comparecer à reunião em Brasília para discussão de uma agenda de viabilidades que serão incrementadas entre o Brasil e a Bolívia (Rondônia/Beni), preparatória para a grande reunião entre os dois países, que acontecerá em Guajará-Mirim no próximo dia 15 de setembro.

A reunião foi presidida pela embaixadora Eugênia Barthelmess, diretora do Departamento da América do Sul do Itamaraty, que vem alinhando os encontros e acordos entre Rondônia e Beni, para que o intercâmbio seja feito de forma legal e com a participação de todos os órgãos federais necessários.

Na extensa reunião que durou o dia inteiro, foram tratados, entre vários assuntos, o roubo e furto de veículos transportados para a Bolívia; combate ao contrabando e tráfico de drogas e armas na fronteira; combate ao crime organizado de lavagem de dinheiro; treinamento em português e espanhol para os policiais da fronteira; construção de ponte sobre o Rio Mamoré; projeto de instalação de porto em Guajará-Mirim; conclusão do asfaltamento da BR 429; dragagem e navegação do Rio Madeira.

O deputado Neidson fez questão de ressaltar a importância do trabalho em conjunto de bolivianos e brasileiros na assistência na área de saúde dos ribeirinhos dos vales do Guaporé e Mamoré. Autoridades do Ministério da Saúde ficaram de estudar uma forma de tornar legal a participação de profissionais dos dois países.