Educação de Rondônia supera metas

MEC divulgou o resultado do IDEB 2011, que aponta as melhores escolas públicas do Brasil. Entre elas, está a Escola Estadual Anísio Serrão de Carvalho, do município de Pimenta Bueno.

Publicada em 20/08/2012 às 14:48:00

Porto Velho, Rondônia - Graças ao empenho do Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar a qualidade no ensino, o Estado superou a meta proposta de 4,6, atingindo a média de 4,7. Em 2005 a nota foi de 3,6, em 2007 o estado ficou com 4,0 e em 2009, 4,3.

O índice é elaborado com base de dados da Prova Brasil-2011, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, por escola e município, com nota de 1 a 10. Cabe destacar que na região Norte, o IDEB de Rondônia foi “medalha de bronze” nas turmas de 4ª séries e 5º anos e nas turmas do ensino médio, superando os Estados do Pará, Roraima e Amapá. Observa-se ainda que o IDEB de Rondônia é superior aos Estados do Acre (4,6), Amazonas (4,3), Pará(4,2), Amapá(4,1), Rio Grande do Norte(4,1), Alagoas (3,0), Maranhão (4,1) e Sergipe (4,1).

União de forças

Para a secretária da Sedyuc, Isabel Luz, esse crescimento é resultado de um somatório das ações do governo, como a a aproximação das famílias às escolas, a qualificação dos professores, o firme combate à evasão, o incentivo aos estudantes, a ampliação e modernização de espaços físicos, avanços na informatização das unidades escolares, a implantação das vinte unidades de ensino integral, a inédita integração entre o Estado e os municípios e do fortalecimento das ações voltadas à alfabetização. “O resultado do IDEB é um sinal de que a política de educação preconizada pelo Estado e inspirada pelas diretrizes traçadas pelo governador Confúcio Moura estão no rumo certo e a educação é a prioridade do seu governo”, admitiu Isabel.

A secretária desta ainda, que o desafio agora não é no IDEB 2012 atingir números superiores aos estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Sergipe. As metas da Seduc são ousadas para que o Estado possa atingir os melhores índices que, por enquanto, foram conquistados por Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. “Não basta só a média nas avaliações, mas o resultado precisa, como é desejo do governo, refletir uma educação de qualidade e para todos”, enfatizou a secretária de educação.

As melhores

Em Rondônia, destacam-se as melhores escolas públicas da rede estadual, com ensino de 1º ao 4º anos, e de 5º ao 9º anos com melhor nota no IDEB/2011: Escola Anísio Serrão de Carvalho (6,3), em Pimenta Bueno; Escola Floriano Peixoto (6,3), em Cerejeiras; Escola Wilson Camargo(6,0), em Vilhena; Escola Alexandre de Gusmão (5,9), em Nova Brasilândia D'Oeste; Colégio Tiradentes (5,9), em Porto Velho; Escola Coronel Aluízio Ferreira (5,9), em Rolim de Moura; Escola Maria de Abreu Bianco (5,9), em Buritis; Escola Rocha Pombo (5,8), em Nova Brasilândia D'Oeste; Escola Santa Marcelina Cãndia (5,1), em Porto Velho; Escola Migrantes (5,3), em Ariquemes; Escola Paulo Freire (5,0), em Cacoal; Escola Jerris Adriani Turatti (5,5), em Espigão D'Oeste; Escola Primavera (5,4), em Theobroma; Escola Alvares de Azevedo (4,8), em Vilhena.

DECOM