Efeito Ibope: Expedito espera crescer ainda mais nas pesquisas eleitorais

Os dois concorrentes mais diretos correram para tentar desacreditar a pesquisa e desqualificar o instituto, embora seja um dos principais referenciais em pesquisas eleitorais do país.

Publicada em 18 de September de 2014 às 14:43:00

 

 

 

O resultado da última pesquisa Ibope, divulgado a pouco mais de duas semanas das eleições, alterou o humor dos adversários do candidato que lidera a corrida sucessória, Expedito Junior.

Os dois concorrentes mais diretos correram para tentar desacreditar a pesquisa e desqualificar o instituto, embora seja um dos principais  referenciais  em pesquisas eleitorais do país. Se apegam os adversários de Expedito a sondagens que não se confirmaram nas urnas em disputas anteriores.

Em meio às reações raivosas, o candidato Expedito Junior assiste impassível aos resmungos e muxoxos. Para ele, as pesquisas servem para mostrar o momento eleitoral em que foram feitas e este é o sinal a ser captado.

“Na pesquisa anterior do Ibope, em que fomos posicionados na segunda colocação, não contestamos nem reclamamos. Aceitamos os números e demos continuidade ao nosso trabalho de levar nossas propostas de melhorias dias à população rondoniense, embora soubéssemos que estávamos em franco crescimento. Outras pesquisas, para orientação da campanha, nos mostravam essa trajetória”.

Segundo o candidato tucano, a mais recente pesquisa do Ibope mostrou uma tendência ainda em consolidação. Por ela, o candidato oficial teria atingido o teto, próximo dos 30 pontos, enquanto que a terceira colocada entrou em queda. Liderando a disputa, ele continua a curva ascendente.

“Nossa candidatura vai crescer ainda mais. Temos números internos que mostram essa oscilação muito próxima do que foi constatado pelo Ibope. O eleitorado está mais receptivo às nossas propostas, por ver nelas a resposta para suas necessidades e esperanças”, disse.

DADOS DAS PESQUISAS

A primeira pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 31 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) sob o protocolo Nº RO- 00025/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR - 00323/2014. A contratante foi a Rádio e TV do Amazonas (TV Rondônia). A segunda sondagem foi realizada entre 13 a 15 de setembro e ouviu 812 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) sob o protocolo Nº RO-00032/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo Nº BR-00655/2014. A contratante foi a Rádio e TV do Amazonas (TV Rondônia).