Eleição do Sintero - Carta Aberta do professor Alan Duarte

"Prezados servidores, a conjuntura atual é dramática. Forças políticas reacionárias e conservadoras avançam velozmente retirando direitos e massacrando a classe trabalhadora".

Alan Duarte
Publicada em 10 de outubro de 2017 às 17:29
Eleição do Sintero - Carta Aberta do professor Alan Duarte

Prezados educadores rondonienses filiados ao SINTERO, conforme prevê o estatuto do nosso sindicato acontecerá no próximo dia 01 de novembro a eleição para escolha do novo Sistema Diretivo para o triênio 2018/2019/2020. É um momento histórico, quando nós, servidores Municipais, Estaduais e Federais ativos e aposentados teremos a oportunidade de eleger os membros das 11 Diretorias Regionais, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva. São esses lideres que nos representarão e defenderão nossos direitos lutando pela tão desejada e justa Valorização dos Trabalhadores em Educação. Como muitos de vocês, tenho acompanhado pelas redes sociais a disputa eleitoral e confesso minha perplexidade com a falta de pudor com que a Chapa 02 e um ou outro membro da impressa rondoniense pautam sua campanha, atacando de maneira torpe e vil a candidata a presidente da Executiva pela CHAPA 01 RENOVAR COM RESPONSABILIDADE, professora Lionilda Simão (Léo de Cacoal). Jornalista que nunca acompanhou os trabalhos do SINTERO de perto afirma de maneira mentirosa e leviana que Léo é governista por ser “irmã da vereadora Penha Simão”, ex-secretária da Paz de Confúcio Moura. Primeiro: sua irmã FOI vereadora, NÃO É MAIS. Segundo: e daí que sua irmã foi secretária do atual governo? O que tem uma coisa a ver com outra? Meu pai sempre foi da direita, liberal e PSDB, enquanto eu por muitos anos fui filiado ao PT e sou um esquerdista convicto.

Outros afirmam que se Léo for eleita velhos caciques continuarão mandando. Quem faz essa injusta afirmação desconhece a inteligência e o caráter da professora Lionilda. Sou ex-integrante do atual Sistema Diretivo. Fui eleito pela oposição à época, tal como Léo. Eu comandei o Regional Estanho, ela até hoje comanda a Regional Café e posso afirmar como testemunha ocular que enquanto muitos dos diretores “ditos de oposição” que hoje integram a chapa 02 submergiam e pautavam sua atuação sobre os esdrúxulos pilares da covardia, do medo e do “maucaratismo”, tive a grata satisfação e o privilégio de conviver por mais de dois anos com a colega Léo, uma mulher extremamente corajosa e politizada.

É impressionante constatar que mesmo após anos de luta a professora Lionilda, mantém o coração aquecido por ideais de justiça, não perdeu a humildade do trabalho de base, o entusiasmo coletivo, a sensibilidade, a coragem, a doação que faz um verdadeiro sindicalista. Guiada por grande sentimento de amor ao próximo, Léo jamais se deixou contaminar por vaidades e estéreis disputas partidárias. Ela e seu parceiro professor Vandeburgo comandaram a Regional Café de maneira altiva e independente, nunca coadunando com o atual governo, pelo contrário, foram incansáveis no combate às políticas opressoras perpetradas pelo mesmo. Entretanto, na contramão dessa exemplar conduta sindical, lamentavelmente convivi com pseudo-sindicalistas, também da chapa 02, que, com baixa autoestima, buscaram no sindicato apenas autoafirmação. Não podemos cometer o erro de reconduzir essas pessoas à direção do SINTERO.

Pior do que a limitada capacidade cognitiva e intelectual de alguns desses diretores que hoje integram a Chapa 02 é o desvio de caráter, expresso, sobretudo, na omissão e na falta de compromisso com a defesa do servidor. Diretores que, mantendo um silêncio fúnebre, se negaram a combater a famigerada Mediação Tecnológica, o aumento da alíquota previdenciária (IPERON) e nossa desvalorização salarial.

Prezados servidores, a conjuntura atual é dramática. Forças políticas reacionárias e conservadoras avançam velozmente retirando direitos e massacrando a classe trabalhadora. Inserido nessa realidade, urge renovar nosso sindicato, mas renovar com responsabilidade, tal como propõe a professora Lionilda encabeçando a CHAPA 01, com a renovação de 70% da diretoria. Não é momento para aventureiros despreparados, interessados apenas em cargos e status assumirem nosso sindicato! Finalizando, não tenho dúvidas que para comandar o maior sindicato de Rondônia defendendo os interesses da nossa categoria, a melhor opção é votar na professora Lionilda Simão da CHAPA 01 RENOVANDO COM RESPONSABILIDADE!

*ALAN DUARTE, EX-DIRETOR DA REGIONAL ESTANHO (2015 /2016 /2017)

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    S. A. B. 10/10/2017

    Pra quem vivia chamando o atual diretor da pasta executiva de assuntos jurídicos de ladrão e outrascoisas agora vem defendo os mesmos

  • 2
    image
    Raimundo Costa 10/10/2017

    em referencia..as eleições do SINTERO prevista para acontecer em 1º de novembro..é bom lembrar...que estamos fartos do continuísmo...do circulo vicioso...é preciso que se dê nova novas dinâmicas ao movimento sindicato...tão deteriorado nos últimos tempos..sem credibilidade... por conta do peleguismo..do oportunismo..onde seus mandatários trocaram o idealismo..pelo politico-partidário....da individualidade...tem gente que se perpetuaram dentro do sindicato e que não querem largar o osso.....digo porque participo de seus movimentos desde de sua fundação...você vai no sindicato...e é mal recebido...tem gente lá que se quer te dar um bom dia..quando você vai buscar informação...eles falam com você pelas costas...como se você fosse pedir um favor pra eles...e nunca sabem de nada....quando você pergunta qualquer ciosa...quero aqui reconhecer a luta do Manoelzinho..muito batalhador...mas é hora de dar oportunidade para novas lideranças...a chapa 01 representa o velho....da politica atual..já a chapa 02 representa o novo...de se fazer politica sindical com jeito diferente com mais respeito e atenção aos seus associados.....com mais presença na vida do servidor...

  • 3
    image
    Renato Barbosa 10/10/2017

    O bom senso prevalecerá. CHAPA - 01 NA CABEÇA.

  • 4
    image
    Maria das graças 10/10/2017

    Já passou da hora de afastar esse grupo que vivem fazendo rodízio no sintero, não têm mais interesse em fazer nada pelos servidores da educação, se conseguem e qdo conseguem é uma gratificação, não temos mais uma data base, os aposentados, meu Deus! Nem se fala, morreram pra eles, só não esquecem o desconto tds os meses. Se for enumerar vai faltar espaço, não ver quem não quer, essa turma precisa ser renovada urgente, perderam a credibilidade, estão viciados em receber e passar fracassos, eles são um verdadeiro fracasso, começar pela transposição aff, nem sabem responder qdo se pergunta, vamos tirar todos, vamos renovar já!

  • 5
    image
    Silvio 10/10/2017

    Trinta anos de continuísmo da mesmice, chega de comodismo !!!

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook