Eleição para diretor de escola acontece neste ano sem prova de conhecimentos para candidatos

Essa era uma das sugestões da diretoria do Sintero, que além de defender os direitos dos trabalhadores em educação, luta pela melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas.

Publicada em 01 de October de 2014 às 11:14:00

Em reunião com o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, nesta segunda-feira, dia 29/09, o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, anunciou que a Seduc vai seguir as regras já existentes da Gestão Democrática para a escolha dos novos diretores das escolas estaduais.

A Gestão Democrática nas escolas estaduais foi instituída através da Lei no 3.018, de 17 de abril de 2013, mas sofreu uma alteração através da Lei no 3.363, de 26 de maio de 2014, que passou a exigir dos candidatos a aprovação em Exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar.

De acordo com o secretário Emerson Castro, a nova lei ainda carece de regulamentação, o que poderia atrasar o processo de eleição dos novos diretores das escolas estaduais, e, por consequência, poderia prejudicar o início do ano letivo de 2015.

Para evitar qualquer prejuízo, a Seduc optou por manter o sistema atual, e para suprir qualquer dificuldade de gestão nas escolas, os candidatos eleitos receberão cursos específicos para a gestão escolar.

Essa era uma das sugestões da diretoria do Sintero, que além de defender os direitos dos trabalhadores em educação, luta pela melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que o sindicato vai orientar os trabalhadores em educação que têm interesse em se candidatar às vagas de diretor e vice-diretor de escola, através da divulgação das normas, dos requisitos e dos prazos, visando fortalecer o processo de implantação da gestão democrática nas escolas estaduais.