Eletrobras adquire novos equipamentos para melhoria no fornecimento de energia elétrica em Rondônia

A Distribuidora está investindo R$ 6 milhões na realização do projeto, com recurso proveniente do Banco Mundial.

Publicada em 18 de June de 2014 às 15:38:00

A Eletrobras Distribuição Rondônia, por meio do seu Departamento de Manutenção, adquiriu 80 novos religadores que serão instalados nas redes de distribuição de energia elétrica das cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado e Rolim de Moura.

Os religadores possuem um sistema de controle que permitem efetuar disparos automáticos para abrir e fechar circuitos com o objetivo de proteger o sistema elétrico contra problemas transitórios, garantindo menor interrupção diante de defeitos (normalmente uma sobrecarga provocada por curto circuito).

Este dispositivo realiza um procedimento cíclico, pré-programado, de aberturas e fechamentos até o reparo do defeito ou até a conclusão do ciclo, quando então ficará aberto para proteção do sistema.

Um estudo para a instalação dos religadores já está em andamento, com a conclusão prevista para o final do mês de julho. Após instalação, os religadores passarão por processo de automação, que será realizado por meio de contratação, através de processo licitatório, de empresa especializada.

A Distribuidora está investindo R$ 6 milhões na realização do projeto, com recurso proveniente do Banco Mundial.