Eletrobras Distribuição Rondônia lança campanha com Zé do Caixão

A campanha resgata o personagem de José Mojica, abordando de forma lúdica o horror ao desperdício de energia, o susto que esse hábito pode causar no consumidor.

Publicada em 21 de February de 2014 às 13:58:00

Assinada pela Minhagência, a campanha está sendo veiculada na internet e redes sociais, além do cinema, e resgata o personagem de José Mojica, abordando de forma lúdica o horror ao desperdício de energia, o susto que esse hábito pode causar no consumidor.

Nesta quinta-feira, 20, a Eletrobras Distribuição Rondônia lançou em grande estilo a campanha “Uso Consciente Não Tem Mistério”, e trouxe a Porto Velho o ator José Mojica, cujo personagem Zé do Caixão estrela a campanha. O evento, estilo avant première, foi em uma sala de projeção de cinema, no Porto Velho Shopping.

No ano em que Mojica comemora 50 anos de carreira, o resgate ao personagem Zé do Caixão é parte da ousada e criativa estratégia da campanha, assinada pela Minhagência, para a Eletrobras Distribuição Rondônia. “Associar horror a desperdício de energia deve atingir consumidores que não eram tocados pelas mensagens tradicionais da companhia”, destaca o gerente de comunicação da Eletrobras, Marçal Barbosa.

A chegada de Mojica à sessão de lançamento foi marcada por momentos de suspense, após uma ‘passada’ no shopping, encarnando o personagem Zé do Caixão. Depois da apresentação das peças publicitárias, que estão sendo veiculadas em sites de notícias, redes sociais e no próprio cinema, houve um descontraído bate-papo, conduzido pelo jornalista e produtor cultural Fred Perillo, com ativa participação do público. O encerramento foi uma sessão de fotos e autógrafos com os presentes, marcando também o lançamento do perfil oficial no Instagram da campanha.

Mensagem Buscando mais impacto com a mensagem da campanha, os criadores tiveram a ideia de trabalhar com a força do personagem Zé do Caixão. “Imagem, voz, mistério... Como um dos focos era o consumo consciente da energia elétrica, com ganhos para a economia familiar e o meio ambiente, buscamos um conceito básico ‘uso consciente não tem mistério’. Fazer do horror uma caricatura para associar ao desperdício de energia foi um caminho novo para atingir o público consumidor”, destaca o diretor geral da Minhagência, Francisco Melgarejo.

Para o representante da presidência da Eletrobras Distribuição Rondônia, Efraim Cruz, a expectativa quanto ao impacto da campanha é a bastante otimista. “Já desenvolvemos vários trabalhos alertando sobre a necessidade de se fazer o uso consciente da energia elétrica. Decidimos ousar um pouco desta vez e acreditamos que o resultado vai ser o melhor possível”, fala.

Sobre o personagem Zé do Caixão é um personagem do cinema brasileiro. Sua figura, presente em filmes de terror do cinema nacional, ficou bastante conhecida. Até hoje seu criador e intérprete, José Mojica Marins, é mais conhecido pelo nome de seu personagem do que pelo próprio nome. Desde 1970 o personagem é importante para o cinema nacional e é um dos principais representantes no cinema trash.

Quanto à concepção visual do Zé do Caixão, fica evidente a inspiração no personagem clássico Drácula. Entretanto, Mojica acrescentou aos trajes negros e elegantes do personagem, características psicológicas profundas e enraizadas nas tradições brasileiras.

José Mojica Marins, nascido em São Paulo, em 13/03/1936, é um cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro. Embora Mojica seja conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos anteriores com gêneros variando entre faroestes, dramas, filmes de aventura, entre outros.

Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente incompreendido pela crítica nacional, depois foi reverenciado pelos grandes diretores brasileiros e ganhou o adjetivo cult no circuito internacional. Gláuber Rocha o considerava um gênio, um dos mais inventivos cineastas brasileiros. Mojica é respeitado como um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.