Em Cacoal, prefeitos debaterão crise financeira com Arom e CNM

Os últimos dois anos de mandato dos prefeitos de Rondônia receberão um reforço especial no acompanhamento técnico e político.

Publicada em 24 de July de 2014 às 16:17:00

Os últimos dois anos de mandato dos prefeitos de Rondônia receberão um reforço especial no acompanhamento técnico e político, oferecido pela Associação Rondoniense de Municípios – Arom. Para tanto, a entidade cumprirá a tarefa orientadora com o apoio estrutural da Confederação Nacional dos Municípios – CNM. A parceria institucional inicia o projeto com a realização do evento “Diálogo Municipalista”, que reunirá todos os gestores para discutirem alternativas de enfrentamento à crise e de relações políticas.

O encontro, segundo o presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste/RO, Marinho da Caerd, acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, em Cacoal/RO. O dirigente oficiou convite a todas as prefeituras. Em entrevista em rede estadual, Marinho destacou a relevância do evento aos administradores neste período de escassez de recursos e de insuficiente atenção federal às necessidades das gestões municipais. “O conteúdo das palestras mostrará aos prefeitos os caminhos mais prudentes para superar as dificuldades e fechar o mandato sem complicações”, detalhou.

Para a associação municipalista, o momento requer união das forças da Municipalidade e fortalecimento do compromisso de cada gestor municipal com o movimento nacional em prol de melhorias aos municípios. Com o tema “Caminhos para enfrentar a Crise”, o evento Diálogo Municipalista ocorre em sua terceira etapa e contempla todos os estados brasileiros. Neste ano, os trabalhos serão realizados no Cacoal Selva Park Hotel. A escolha do local pela CNM considerou a necessidade de evitar que os participantes abandonem o local para resolverem pendências de praxe de suas prefeituras.

Regionalidade

Além de trabalhar a pauta política nacional e o panorama de crise atual e suas perspectivas, o Diálogo Municipalista também servirá para que os prefeitos debatam acerca das questões da região. Conforme a Arom, sobre os gestores pesam preocupações inerentes a repasses e convênios, sendo os mais importantes: Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação – Fitha, Transporte Escolar, destinação adequada de resíduos sólidos, tratamento de água e esgotamento sanitário. Somado a estes itens reivindicatórios, há a cobrança por aumento satisfatório nos recursos federais.

Durante o encontro, os prefeitos conhecerão as novas propostas de atuação representativa da Arom, a serem executadas pela atual Presidência. Dentre as metas a serem alcançadas estão: descentralização de encontros e reuniões dos associados; intercâmbios político entre os municípios, órgãos dos poderes e entidades; levar orientação de melhoria na arrecadação e receitas aos municípios. “No evento, vamos nos atualizar de tudo e municiar os prefeitos e secretários municipais sobre nossos objetivos nos âmbitos regional e nacional”, disse Marinho.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site: www.cnm.org.br