Em conversa com estudantes, governador Confúcio Moura fala sobre floresta plantada

O governador Confúcio Moura pediu aos estudantes que plantem árvores nas propriedades rurais dos próprios familiares e declarou que quem destrói floresta nativa deve ser punido.

Publicada em 27 de May de 2016 às 12:39:00

O governador Confúcio Moura pediu aos estudantes que plantem árvores nas propriedades rurais dos próprios familiares e declarou que quem destrói floresta nativa deve ser punido. A solicitação do governador ocorreu durante uma das palestras realizadas na 5ª Rondônia Rural Show, que segue com entrada gratuita até sábado (28) no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.

Durante a palestra sobre “Planos de Manejo”, o governador Confúcio assumiu o microfone e conversou com os estudantes da área do meio ambiente e explicou as razões que o levou a fazer o apelo. “Daqui a 40, 50 anos, essas árvores vão fazer diferença na vida das pessoas. Talvez nem estejamos por aqui quando essas árvores que vocês devem plantar estiverem bem crescidas”, disse o governador, ao pedir que cada um dos estudantes plante pelo menos umas cinco árvores, especialmente a castanheira.

Quanto a punição a quem desmata floresta nativa o governador foi enfático: “Os criminosos devem ser punidos pelo abuso e destruição que causam na natureza”. Para Confúcio, o reflorestamento é a melhor alternativa. “Temos muitas áreas em Rondônia que foram desmatadas, precisamos repovoar essas áreas e temos muitas espécies exóticas que podemos explorar comercialmente”.

Organizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), as palestras são voltadas aos estudantes da área de meio ambiente tanto da rede pública quanto da privada.

O cronograma conta com palestras sobre Licenciamento Ambiental, Piscicultura, Floresta Plantada, Recuperação de áreas degradadas, Recursos hídricos, Planos de Manejo, Unidades de Conservação e Educação Ambiental. Todos esses temas estão sendo apresentados em auditório próprio no estande da Sedam localizado na região da Vitrine Tecnológica. Os estudantes interessados nas palestras devem manifestar o interesse juntamente à escola a qual está matriculado.