Em Guajará Mirim, Jaqueline ouve pedidos para a retomada da tradicional festa dos bois bumbás

Candidata ao Governo diz a eleitor que não faz promessa, faz compromisso.

Publicada em 02 de September de 2014 às 18:52:00

Depois de passar o sábado e domingo na Ponta do Abunã,  a candidata ao governo de Rondônia ,Jaqueline Cassol (PR), iniciou a semana em Guajará-Mirim.

 Jaqueline Cassol, acompanhada da candidata ao senado Ivone Cassol (PP), visitou  o comércio no município de Nova Mamoré. De porta em porta, cumprimentando cada uma das pessoas no local, ela apresentou suas propostas de mudanças.

Enquanto discursava no centro da cidade, o aposentado Antônio dos Santos, 69 anos, foi se aproximando do local onde estava Jaqueline. Atentamente ouviu as propostas e, ao final, se aproximou da candidata:
- Anunciaram que a senhora viria aqui hoje. Quando ouvi o barulho no carro de som vim saber o que a senhora iria nos prometer.

Jaqueline Cassol  respondeu ao eleitor:
- Seu Antônio, eu não faço promessas, faço compromisso com a população de Rondônia e de Nova Mamoré. Nós vamos recolocar este estado nos trilhos do desenvolvimento. Com a vontade de Deus e a ajuda do povo vamos, com certeza, melhorar a saúde, em especial dos municípios distante de Porto Velho como é o caso de vocês.

Mais cedo, Jaqueline Cassol havia conversado com Josué Silvestre. O produtor rural mostrou indignação com a situação da saúde na região. Depois de meses de espera, ele conseguiu marcar um exame, disponível apenas no distrito de Extrema. Jaqueline quer evitar esses deslocamentos com a regionalização da saúde.

- Vamos ampliar os atendimentos nos municípios pólos através de parcerias com os municípios. Quem mora no interior tem que ser atendido no interior e não ter que se deslocar para Porto Velho para a realização de um exame.

"Descaso com a Cultura e Turismo de Guajará-Mirim"

Em Guajará Mirim, Jaqueline Cassol cumpriu agenda de reuniões em diversas empresas atacadistas. Em todos os locais visitados a população reclama de abandono, esquecimento do poder público. O carregador Kleber Lins pediu a retomada da festa folclórica mais importante do município, o Duelo da Fronteira, disputa de bois bumbás.

- A gente respira essa tradição que foi quebrada na atual gestão. Vemos que ninguém se interessa mais pela nossa história. Fazíamos uma festa linda, que gerava emprego e renda, atraia turistas. Agora não tem mais, depois da enchente então Guajará acabou. Somos mesmo fim de linha como dizem por aí.
Jaqueline Cassol lembrou nas reuniões para a construção do bumbódromo, realizada durante a gestão em que era secretária de Assuntos Estratégicos.

Jaqueline contou ainda que na época, foi destinado um recurso ao município, para a construção de dois barracões para o boi e que por falta de planejamento o recurso foi devolvido sem a construção do espaço.

- O resultado da falta de gestão é o enfraquecimento do Estado, das manifestações culturais, do turismo, da economia. O povo de Rondônia precisa manter suas tradições, sua identidade. Os turistas precisam conhecer nossos valores. Para isso vamos dar uma atenção especial à cultura e ao turismo. Voltar com o festejo do Duelo da Fronteira como fazíamos no governo passado.

Jaqueline disse ainda que tem o compromisso de fazer de Guajará-Mirim, um ponto turístico não apenas no período de festa.

- Quando eu era jovem vivia aqui em Guajará. Me lembro de uma cidade movimentada, cheia de gente de fora, turistas que tinham prazer de visitar a cidade. Hoje só escuto lamentação dos moradores e, principalmente, dos comerciantes. Podem ter certeza, a estrela de Guajará vai voltar a brilhar. Essa tão famosa pérola do nosso Estado terá um grande valor novamente. Contem comigo.