Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

Publicada em 02 de September de 2015 às 14:51:00

Críticas ao trabalho da Câmara não apagam indícios várias e danosas irregularidades nas contratações da gestão Nazif

[email protected]

PARA PENSAR

Não há nenhuma desonra em fracassar, quando realmente se dá tudo de si. A única tragédia é não tentar. O único desgosto real e verdadeiro é ter um desejo e nunca ter lutado por ele.

COMO PAU MANDADO

Cada vez acho mais difícil acreditar numa saída democrática para o Brasil. As autoridades desse país (salvo, claro, as honrosas exceções) não levam em consideração, pelo visto, os verdadeiros desejos dos brasileiros que querem um combate efetivo contra a roubalheira e contra aqueles que se apossam do poder como propriedade particular e não para servir o povo.

Indicado por Dilma, o procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, determinou o arquivamento do pedido do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes, para a Procuradoria Geral da República investigar suspeitas de irregularidades na campanha eleitoral do ano passado da presidente Dilma Rousseff.

Até quando o povo vai aceitar essa conversa de enganar o bobo na casca do ovo?

ABISMO
Enquanto não surgir alguém com a devida coragem de defender o Brasil, livrando o país do desastre representado pelo governo petralha, o risco de irmos ao fundo do poço é inegável. Ou o país trata de recuperar sua indústria, a confiança do investidor e do consumidor ou o desastre será inevitável.

E não me venham com essa conversa de que estamos sofrendo o reflexo das dificuldades econômicas de países como China e o escambau. Nada disso. Estamos pagando pela incompetência de personagens como Dilma e seu time que não consegue marcar gol nem de pênalti. O país não suporta mais tanta mediocridade e na maior desfaçatez ainda vem esses ministros parecendo birutas de aeroporto defendendo aumento de impostos para cobrir o rombo promovido pelo próprio governo petralha. Vai, certamente, dar m*

REFLEXO NO DÓLAR

O orçamento do governo brasileiro para 2016 prevendo déficit primário derrubou o principal índice da Bolsa brasileira no último dia de agosto (31) e provocou uma disparada do dólar em relação ao real. Na segunda feira, o dólar à vista, referência no mercado financeiro, tinha valorização de 2,65%, cotado em R$ 3,680 na venda. Não duvido nada se até o final do ano, com esse time de patetas mandando na nossa economia, a moeda americana não bata nos 4 reais.

A situação é tão crítica que até o vice-presidente Michel Temer afirmou que o país "não suporta mais" o aumento da carga tributária e disse que o caminho mais desejado pela sociedade é o corte de gastos na máquina pública.

GRANDE MENTIRA

A partir da última semana a prefeitura acrescentou na sua coleção de factóides um sobre a suposta discussão e reavaliação do Plano Diretor, um desses capítulos sobre a gestão pública da capital que ninguém sabe e ninguém viu.

Aliás, o Plano Diretor de Porto Velho se converteu numa grande mentira, exatamente por não ter sido cumprido por nenhum dos últimos prefeitos dessa desamada cidade banhada pelo Rio Madeira.

Se esse lamentável prefeito que ai esta tivesse qualquer tipo de respeito pelo tal Plano, certamente não viveríamos essa realidade em que nada se preserva, nem mesmo as evidências culturais de Porto Velho em frangalhos mais que ainda resistem a desaparecer por completo.

AFRONTAS

Com um prefeito do tipo que temos, sem maiores ligações com a saga do surgimento de Porto Velho e Rondônia, chega a ser natural constatar a completa falência dos projetos culturais diante da malandragem política que busca oferecer meras pílulas douradas para o encantamento de eleitores mais incautos que se deixam levar pela falácia que não diferencia o espetáculo tosco da verdadeira manifestação cultural.

SINALIZAÇÃO DA CPI

As críticas dirigidas pelos áulicos do prefeito ao trabalho do relator da “CPI dos Shows”, que foi o vereador Everaldo Fogaça, não consegue apagar os indícios apurados de que ocorreram várias e danosas irregularidades nas contratações feitas pela gestão de Mauro Nazif (através da Pasta existente para executar os projetos da área cultural), nos shows popularescos realizados no tal “Parque da Cidade” (?) com a desculpa de que o evento marcava a promoção (que ninguém sabe e ninguém viu) da “virada cultural”.

Há uma esperança de que os trabalhos desenvolvidos na CPI, registrados no relatório feito pelo vereador Everaldo Fogaça, sejam aprofundados pelos órgãos de investigação de controle externo para punir a gestão Nazif, obrigando-a repor o dinheiro que se esvaiu do tesouro municipal. Isso é o mínimo que se espera.

ACONTECE ALGUMA COISA?

Se o Plano Diretor fosse cumprido em Porto Velho, certamente a roubalheira de obras bizarras como o “Espaço Alternativo” não teria ocorrido. Também não teria ocorrido a “pegadinha” da “restauração” da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde na gestão petralha se gastou na ordem de 20 milhões de reais (informação contida na própria placa da obra, feita com recursos da compensação das hidrelétricas) e praticamente nada foi realmente feito, apenas uma vergonha maquiagem.

RECHEADAS DE INVERDADES

Sem acreditar que poderá ter de responder mais tarde, perante os órgãos da investigação e fiscalização externa, ou até mesmo de uma reação da edilidade em favor dos interesses do povo, as cenas dos próximos capítulos desse governo municipal serão recheadas de inverdades, como acontece agora com a involução prestes a acontecer no segmento do transporte urbano.

E enquanto não for impedido de governar como um “Soba”, Mauro Nazif vai se utilizar das batidas artimanhas, inverdades e falácias da publicidade (paga com o dinheiro do contribuinte), com a mesma velha cara de pau das gestões anteriores que legaram a cidade a manada de elefantes brancos que todos conhecemos e toca a administração com a barriga sem cumprir a lei e muito menos o Plano Diretor.

VIRAL

O boneco inflável, chamado de Pixuleco, numa alusão a uma das etapas da Operação Lava Jato, virou um acontecimento, virou até adesivo de automóvel. Um bom exemplo de como as coisas vão mal para o lado de Lula. Le Monde, o mais importante jornal francês colocou Lula na capa, em sua reportagem sobre o Pixuleco. O mesmo jornal que no passado mostrou Lula como “O Homem do Ano”, agora estampa que “O povo pede a prisão de Lula”.

MÁ NOTÍCIA

Essa conversa de que Rondônia vai muito bem, como se fosse uma ilha de tranquilidade, não deverá levar os servidores a acreditar em melhorias de salário antes de 2017. Uma fonte do Executivo disse ontem: “não há previsão nem de aumento para 2016, só em 2017”.

VIDEOTAPE
Uma parceria firmada nesta segunda-feira (31/08) entre Prefeitura de Porto Velho e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) busca garantir a conclusão das obras das marginais e reinicio de obras dos viadutos em Porto Velho. O prefeito Mauro Nazif reuniu-se com o superintendente regional substituto Robson Carlindo Santana Paes Loures, Deputado Federal Luiz Cláudio e Vereador Jair Montes, para tratar da conclusão das marginais em torno dos viadutos. A previsão do término das marginais está prevista para meados de setembro.