Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

Publicada em 26 de August de 2016 às 11:43:00

Com índices de rejeição estratosféricos, candidatos que encabeçam disputa mostram a aberração política das eleições de outubro

[email protected]

FILOSOFANDO

Nacionalismo é a fome do Poder temperada pela autoenganação.” George Orwell (1903/1950). Escritor britânico.

ALERTA

O resultado da pesquisa do Ibope divulgada na quarta-feira pela TV Rondônia não é determinante para o resultado final. Contudo ela deve ser encarada como um alerta para quem está na disputa como debutante na matéria. Cercar-se de maus assessores não é bom negócio para quem tem de conquistar votos com mais rapidez do que os chamados políticos profissionais da matéria.

LIDERANÇA

O nome do petista que não conseguiu terminar o segundo mandato por no caminho tinha um xilindró aparece na liderança da pesquisa citada acima. Os concorrentes não devem estar preocupados com isso. Ué, ele não está inelegível? Na impugnação de seu nome o MPE diz que Sobrinho está inelegível. Então não vai poder concorrer e se concorrer (com liminar) não terá os votos contados. É o repeteco do que aconteceu no passado recente com Expedito Júnior... É, mas mesmo assim será difícil para grande parte do eleitor entender esse angu de caroço.

TRAGÉDIA

A pesquisa do Ibope coloca Mauro Nazif, candidato a reeleição, em segundo lugar, empatado com Leo Moraes. Isso certamente não é nenhum motivo para comemoração entre os aliados do prefeito. A mesma pesquisa avaliou a gestão do prefeito da capital rondoniense, com 53% do eleitorado considerando ruim e péssima sua gestão. A gestão de Mauro é regular (perto do ruim) para 33%. Só 12% aprova o mandato do prefeito. Para quem sonha em continuar no comando da cidade isso é uma tragédia.

RISADA DA HIENA

No caso do candidato impugnado do PT, Roberto Sobrinho, também não há motivos para seus aliados comemorarem a supostas liderança. A mesma pesquisa mostrou o tamanho da rejeição do petista pelo eleitorado portovelhense: 49%. Se conseguir manter sua candidatura até o fim do processo eleitoral sem baixar radicalmente esse índice, é melhor apostar também na tragédia da nau petista. Até agora (fato muito compreensível) o candidato que deixou a prefeitura apelidado pelo povo de Roberto Ali-Babá tem toda a característica de carta fora do baralho.

INDECISÃO

Certamente o resultado mais importante dessa pesquisa do Ibope foi o colhido na modalidade espontânea. Nesse momento o eleitorado ainda está indeciso sobre os candidatos. O índice dos que não sabem em quem votar chegou a 51%. Se na estimulada Nazif perde para o petista Roberto Sobrinho, na espontânea o prefeito lidera com 8% contra 6% do (ainda) candidato do PT. O petebista Leo Moraes aparece na terceira posição, seguido de perto por Williames Pimentel, do PMDB. Isso reduz o gosto amargo do debutante peemedebista que na pesquisa estimulada só consegue empatar com Ribamar Araujo.

LANTERNAS

No rabo da fila, segurando a lanterna estão empatados o tucano Hildon e o candidato do Psol, Pimenta de Rondônia que, como se sabe, esse ano não vai poder participar dos debates na televisão.

DESTROÇOS

Faltaram na grande mídia rondoniense textos jornalísticos esmiuçando os significados mais importantes da primeira pesquisa realizada pelo Ibope. A imprensa domesticada, como sempre acontece, ficou apenas no trivial para não melindrar seus próprios interesses.

Sem editorialistas e com jornalistas acostumados apenas à planície, essa mídia não se preocupou nem mesmo em demonstrar para os cidadãos-contribuintes-eleitores o que está por trás do resultado da pesquisa. Como a revelação do sentimento coletivo de que Porto Velho é uma capital destroçada.

ABERRAÇÕES

Os índices de desaprovação do prefeito atual e de rejeição ao prefeito petista anterior revelaram que os portovelhenses (em sua maioria), consideraram Nazif e Roberto aberrações políticas, que ficaram demasiado tempo no comando da cidade. Será que a população de Porto Velho vai perder (de novo) a oportunidade de melhorar o desenvolvimento sustentável da capital rondoniense, combatendo com o voto a onde de corrupção que nos últimos tempos não perdoa nem mesmo os gastos com coisas prosaicas como a ornamentação natalina?

TRISTE

A falta de pudor dos políticos donos de altos índices de reprovação e rejeição eleitoral entristece quem fincou raízes em Porto Velho, onde pretende continuar o esforço de criar família. A capital rondoniense não aguenta mais ter no seu comando esses políticos despudorados forjados na política de manipulação dos votos e no domínio do poder e não da política de estado.

CERTEZA

A cidade de Porto Velho merecia melhor sorte na qualidade de seus candidatos, evitando-se o risco de não continuar como terra de ninguém, pela ausência de quem governe para a maioria.

O colunista, lastreado nos números da pesquisa do Ibope divulgados pela TV Rondônia mantém a opinião de que aqueles colocados na frente nas intenções de votos apurados por essa sondagem não tem nenhuma segurança de vitória, se levar em consideração seus índices de rejeição.

Mas é preciso compreender que em política não há verdade definitiva, como ensinava Magalhães Pinto, nos velhos tempos. Assim não dá para espantar se houver um crescimento da campanha dos indigitados diante do amadorismo e inexpressividade dos concorrentes. Na política até elefante pode voar!

FERRADOS

Reeleger qualquer um dos dois nomes apontados pela pesquisa na liderança da corrida será o pior dos mundos para quem sonha ver o desenvolvimento da capital e a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Se essa tragédia acontecer com a complacência do eleitorado e da Justiça (a quem cabe fazer valer a sentença da inelegibilidade) não restará nada mais do que reconhecer: Os portovelhenses estão lascados!

DESGASTANTE

O capitulo final da tragédia de Dilma Roussef começou ontem no Senado. E já começou com os esperados confrontos da tropa de choque petista contra os senadores interessados em acelerar esse capítulo final do impeachment, “para o Brasil voltar a crescer”. Certamente, daqui até o apito final a população estará com suas atenções voltadas para o plenário do Senado e não, como gostariam muitos, para o desenrolar da campanha eleitoral do município.

Mas ontem houve ausência de público na Esplanada que, por motivo de segurança, teve vias fechadas e reforço de agentes. Perda de tempo já que praticamente ninguém compareceu. Para o site “oantagonista.com” um sinal de que “Dilma já é passado”.

DADOS DA PESQUISA CITADOS PELO COLUNISTA

A pesquisa encomendada pela Rede Amazônia, afiliada da TV Globo, foi a primeira realizada pelo Ibope na cidade depois da primeira semana de campanha. Ao todo, 602 eleitores foram entrevistados entre os dias 20 e 23 de agosto. O nível de confiança do levantamento é de 95%.  A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RO-01266/2016 .