Em Linhas Gerais: Câmara de Porto Velho teme transparência: nenhum vereador explicou o gasto abusivo de combustível pago com o dinheiro do contribuinte

Gessi Taborda

Publicada em 23 de May de 2016 às 10:31:00

 [email protected]

FILOSOFANDO

“Viver significa lutar”. Sêneca (04 a.C – 65), foi um importante filósofo, escritor, mestre da arte da retórica, membro do senado e magistrado da justiça criminal, durante o Império Romano.

MANIFESTAÇÃO

A câmara municipal de Porto Velho age como se temesse a transparência, mesmo diante da legislação existente que obriga a publicação de um portal de transparência sobre tudo o que acontece por ali. Nenhum vereador, nem mesmo os integrantes da mesa diretora, romperam o silêncio e explicaram o gasto abusivo de combustível pago com o dinheiro do contribuinte por alguns vereadores. Espera-se que os tais órgãos do controle externo se interessem em investigar o assunto.

SINAL DOLOROSO

O tamanho do descalabro do governo do PT desnudado agora, com números mais próximos do rombo praticado durante a gestão de Dilma Roussef, revela uma enorme crueldade num segmento que não poderia ter chegado ao caos em que está: a Saúde.

Estudos divulgados pelo Conselho Federal de Medicina garantem que o Sistema Único de Saúde perdeu 23 mil leitos de internação em todo o país, o equivalente a 7% da oferta. Então a realidade e muito diferente da propaganda feita pelo governo petralha em torno de programas como o Mais Saúde.

Por esses dados constata-se um evidente colapso do sistema de saúde pública na rede federal, hoje simplesmente incapaz de responder por sua missão de atendimento ao povo. Mais de 10 leitos fechados a cada dia.

PENA DE DIRCEU

Certamente notáveis da política em todos os estados do Brasil, na mira de investigações destinadas a revelar atos de corrupção, estão com a cabeça mais quente depois da última condenação dado pelo Juiz Sérgio Moro ao homem que foi ideólogo e garantidor do projeto de poder do PT, José Dirceu, que chegou a prever um período de pelo menos 20 dos vermelhinhos dando as cartas no comando do país.

23 anos de cadeia é para assustar qualquer um. Quem, como alguns políticos rondonienses, tem contas a ajustar com a Justiça por envolvimento em ações e tramas de corrupção, deve estar com os nervos em pandarecos.

JUIZ INDEPENDENTE

Ao condená-lo por mais de 23 anos de prisão em regime fechado, o juiz mostrou ao STF como se julga um chefe de organização criminosa, que fez grassar a corrupção pelo país. Moro mostrou mais, e em tintas reluzentes: nenhum julgador deve ser nomeado por políticos, como os do STF ou de todos os outros “esses” por este país afora.

E o grande exemplo está no Mensalão, quando Dirceu pegou pena branda de pouco mais de sete anos de prisão. Ele e o seu partido foram responsáveis pela nomeação da maioria dos “notáveis” do Supremo. Seus companheiros Delúbio e José Genuíno quase foram absolvidos.

CONSCIÊNCIA LIMPA

Concursado, o juiz tem a consciência limpa, não depende do político para ascender na carreira, e decide de acordo com a lei e não como quer o seu “Qi”, ou seja, “quem o indicou”. Não é por acaso que o chefe dos chefes corre de Moro como se ele fosse um bicho papão. Sem foro privilegiado, Lula está nas mãos do juiz de Curitiba, região que o próprio ex-presidente chamou de “república”. Ele sabe, pelas inúmeras provas em diversos processos, que o seu destino não será diferente do seu amigo (ou ex?) José Dirceu, agora no ostracismo e abandonado pelos asseclas.

BEM ANTES

O impeachment vai ocorrer antes do prazo previsto de 180 dias para o bem de todos. Ninguém aguenta uma crise tão extensa como esta.

TUCANOS

Também, com o comando existente no diretório municipal de Porto Velho, não poderia ser diferente. Há indecisão (ainda) pra que lado vai às eleições de outubro. Se não se decidirem por uma chapa solo e sem poder contar com Mariana, o partido pode acabar entrando de vice numa aliança, até com o próprio PMDB. Que vexame...

FALCATRUAS ESTADUAIS

Esse é um assunto recorrente hoje no estado de Rondônia, onde vários políticos já condenados tiveram mandados de prisão cumpridos recentemente enquanto outros estão foragidos. Também no final da primeira quinzena desse mês de maio, o juiz Edvino Preczevski, deu sequência ao enquadramento de mais 16 ex-deputados estaduais envolvidos na Operação Dominó.

A expectativa da opinião pública rondoniense é se aplique as penas previstas na lei, sem esquecer o caráter didático dessas punições para inibir outros políticos sobre as práticas de corrupção, muitos até então estimulados pela crença na impunidade.

DEPRESSÃO

Fontes próximas de Lula admitem em petit comitée que o principal líder petista anda depressivo a ponto de sua mulher insistir na alternativa de se pedir asilo em alguma embaixada, Itália de preferência. A solidão, o isolamento, o esquecimento, a falta de contato e obscuridade é o que Lula mais quer agora, já que se tornou um simples ser, nascido em Pernambuco.

Falta apenas Teori Zavaski definir que o processo contra o ex-presidente tem que voltar para Curitiba, já que Lula não tem foro privilegiado. E como foro, rima com Moro, o Brasil poderá soltar muitos fogos no dia em que ele for entregue ao seu destino.

CAPTURA

Cabe também uma ação mais efetiva – usando os recursos da inteligência – para realizar a prisão dos corruptos de maior peso político que estão foragidos, como é o caso do ex-presidente da Assembleia, Carlão de Oliveira, pai do deputado Jean de Oliveira. Há rumores de que Carlão está homiziado no próprio estado de Rondônia.

Outro nome de destaque entre os procurados é o de Helen Ruth, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho e ex-deputada estadual Nos bastidores são insistentes os comentários de que ele estaria “escondida” no Rio de Janeiro. Mulher de vida social intensa, não será difícil para polícia rastrear seu paradeiro.

APANIGUADOS

Uma fonte com ótimo trânsito na Câmara Municipal de Porto Velho assegura que não está sendo levado a sério o compromisso feito perante o MP para a demissão do número excessivo de servidores comissionados (contratados sem concurso público). Os vereadores temem o efeito disso em pleno ano eleitoral. Na verdade, segundo essa fonte, muitos vereadores estão conseguindo até aumentar o número de apaniguados nos gabinetes. Se o povo não der o troco nos membros dessa legislatura nas urnas, podem esquecer o aumento de transparência nas atividades daquela Casa.