Em Linhas Gerais: Defesa de Dilma no Senado lembra a do mafioso Al Capone, que matou, roubou, mas foi preso por fraude fiscal

Gessi Taborda

Publicada em 29 de April de 2016 às 10:33:00

[email protected]

FILOSOFANDO

“Só percebemos que o paraíso era um paraíso, depois que dele fomos expulsos”. Herman Hesse(1877/1962), escritor alemão (Calw), naturalizado suíço. O autor de “O Lobo da Estepe” recebeu em 1946 o Prêmio Goethe e também o Nobel de Literatura.

LEÃO DESDENTADO

Quem acompanha o processo político nacional não tem dúvida de que o PT na Oposição a um eventual Governo de Temer, aliado ao PCdoB, ao PSOL e ao PDT não passará de um leão barulhento que ruge, mas não morde.  Esta base, isolada, não terá força suficiente para disputar a presidência da Câmara Federal em fevereiro de 2017. Se o PT for esmagado nas eleições municipais, poderá transformar-se em um partido menor do que é hoje e viver de ilusões.

NÃO TERÁ VOTOS

Muitos lulopetistas não pensaram ainda, mas o partido deles – o PT – poderá transformar-se em uma agremiação sem votos na Câmara para abrir uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – contra um eventual governo chefiado por Temer. O PT corre o risco de ficar como o PSDB na oposição, articulando ações contra o governo, mas sem votos para concretizar a vontade política. O Governo do PT, influenciado por Lula e com Dilma Rousseff no primeiro mandato, chegou a contar com uma base parlamentar de 370 deputados.

BYE BYE DILMA

Dilma já começou a retirar seus objetos e documentos pessoais do gabinete no Planalto. Mesmo perdendo o cargo e o Poder, a (vá lá) presidente conservará algumas mordomias garantidas em lei, como um número excepcional de servidores à sua disposição e alguns carros. Está mandando tudo para o Palácio Alvorada, onde continuará residindo até o final do seu julgamento no Senado.

DICA QUENTE

Os deputados rondonienses poderiam ter um resultado muito melhor com a CPI da Carne, criada para investigar cartelização e manipulação de preços por parte de frigoríficos. Deveriam focar o esforço investigativo na sonegação fiscal que supostamente acontece no segmento, inclusive indo fundo na questão da renúncia fiscal.

O assunto tem tudo para render bastante, tanto assim que o próprio dono da JBS, Wesley Batista, será ouvido numa CPI em curso na Assembléia do Mato do Grosso. No estado vizinho os parlamentares estão convencidos de que “existe uma quadrilha especializada em fraudar o fisco”, agindo em favor de empresas importantes e consideradas acima de qualquer suspeita. A oitiva de Wesley está marcada para o próximo dia 10, em Cuiabá.

PRECEDENTE

É bom lembrar que lá nos Estados Unidos o mafioso Al Capone só foi para no xadrez quando pego em fraude fiscal. E olha que o FBI tinha certeza de que o “capo” da Máfia comandava o crime organizado no país ianque e nem assim conseguia prendê-lo.

SERÁ?

Que o Brasil se tornou um caso crônico de corrupção em todas as latitudes do Poder Público não é novidade para ninguém. E mesmo com esse novo tempo de combate à roubalheira, a malandragem não deixa de praticar mutretas, sempre acreditando na impunidade.

Um político apostava que se alguma autoridade isenta decidir fazer uma auditoria na folha salarial de servidores públicos do estado, vai encontrar até nome de falecidos que continuam recebendo a bufunfa. Segundo comentou, esses “fantasmas” provocam um rombo milionário nos desguarnecidos cofres públicos.

NA MIRA

Se até a Câmara Municipal continua na mira do Ministério Público pelo excesso vergonhoso da contratação de servidores comissionados, a ponto do presidente Jurandir Bengala (petista de carteirinha até recentemente) ter assinado um TAC para demitir pelo menos 50% dos comissionados que incham a folha, imagina se uma auditoria a nível do estado não irá encontrar aberrações ainda maiores...

APELO

Leitor da coluna que pediu para não ser identificado fez um dramático apelo às autoridades competentes. Disse ele: Pacientes rondonienses do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) estão sem receber o valor da diária de ajuda de custo para hospedagem, afetados pela falta de repasse. O leitor não soube explicar a quanto tempo está acontecendo esse atraso para quem faz tratamento fora do estado.

CONTRIBUIÇÃO

Um senhor bate à porta de uma casa e assim que um homem abre ele diz: O senhor poderia contribuir com o Lar dos Idosos? É claro! Espere um pouco que eu vou buscar a minha sogra!

LAVA JATO

Até ontem a operação já apresentou 37 denúncias contra 179 pessoas acusadas de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, tráfico de drogas, crimes contra o sistema financeiro, dentre outros. Das 37 acusações, o juiz Sérgio Moro já proferiu sentença em 18 ações penais, contabilizando 93 condenações cujas penas somadas chegam a 990 anos e sete meses de prisão.

NOVAS DENÚNCIAS

Hoje deverão estar na mídia detalhes de mais duas novas denúncias contra investigados sobre corrupção na Petrobras que avançou para outras áreas do governo federal. São as primeiras acusações formais desde que a Lava Jato avançou sobre o "departamento de propinas" da Odebrecht e sobre o ex-senador Gim Argello (PTB), preso preventivamente sob suspeita de receber R$ 5,3 milhões para evitar a convocação de empreiteiros nas CPIs que investigaram a Petrobras no Senado e no Congresso em 2014.

TRANSPORTE COLETIVO

Com o simples intuito de faturar eleitoralmente, o lamentável prefeito de Porto Velho decidiu impedir por horas o trânsito na avenida Calama, ao lado do Shopping, na manhã de ontem para “apresentar” os ônibus que aumentam a frota do Consórcio SIM. Mesmo assim o número de ônibus para atender o transporte coletivo de Porto Velho ainda continuará menor do que o volume de veículos disponível pelo consórcio anterior.

TEM TRUTA

A tal “solução emergencial” inventada pela gestão (??) Nazif não trouxe nenhuma novidade positiva para o setor. Com esse aumento na frota, o que vem por ai é o aumento da tarifa. Além disso, essa ação sinaliza a pretensão do prefeito de perenizar a exploração do transporte para tal SIM, deixando de cumprir a determinação de realizar concorrência pública de verdade (em caráter nacional) para suprir de vez essa deficiência.

O TCE está concluindo auditoria no segmento do transporte coletivo. Certamente conselheiros da instituição devem ter farejado que tem truta nesse negócio “emergencial”, numa operação muito manjada para acontecer em ano eleitoral. Será que vão deixar o prefeito Nazif prorrogar a tal “contratação emergencial”?

SUCESSÃO

O clima político permanece tranquilo, ao menos por enquanto. A impressão é que o momento é de reconhecimento de área e de observação. Prefeituráveis marcam presença discreta em eventos e logradouros públicos de maior movimentação. Até se esbarram, mas está tudo bem. Até quando é a questão.