Em Linhas Gerais: Gestores tentam manter discurso otimista, mas a realidade do desemprego bate cada vez mais forte em Rondônia

Gessi Taborda

Publicada em 28 de April de 2016 às 11:22:00

 [email protected]

FILOSOFANDO

“As duas grandes vantagens que eu tive ao nascer foram as de ter nascido sábia e ter nascido na pobreza”. Sophia Loren (1934), atriz nascida em Roma, descoberta em 1952 pelo produtor Carlo Ponti. Recebeu o Oscar de melhor atriz em 1962.

GASTANÇA SEM FREIO

Sem contar a estrutura da Presidência da República, a administração federal compõe-se, atualmente, de 39 ministérios e 128 autarquias, desdobrados em centenas de conselhos, comissões, secretarias, subsecretarias, assessorias, coordenadorias, divisões, superintendências, seções e delegacias. Somente o Ministério do Planejamento possui 780 unidades. Lula e Dilma criaram 4,5 mil cargos de confiança e ao final de 2014, segundo o Ministério do Planejamento, o governo federal contava com 22.926 cargos de livre nomeação.

Além dessa quantidade absurda de ministérios e autarquias temos hoje 34 fundações e 141 empresas estatais no âmbito do governo federal. Apenas a título de comparação, os Estados Unidos, a maior economia do mundo, possui apenas 15 ministérios.

BARRACO

A representante da cidade de Ji-Paraná, Letícia Cappatto, foi coroada como Miss Rondônia Mundo, mas segundos depois perdeu a coroa. A organizadora do evento subiu ao palco e retirou a coroa de Letícia e passou para a representante de Cacoal, Karliany Barbosa. A situação parece uma reprise do que aconteceu no Miss Universe, em dezembro de 2015, quando o apresentador do evento anunciou a candidata errada como vencedora após se atrapalhar. A situação virou piada nas redes sociais.

FRAUDE

No Miss Rondônia, Letícia também teria sido coroada por engano. Na hora do anúncio, a apresentadora ainda disse que não iriam informar o nome da vencedora, iria apenas colocar a coroa. Mas logo depois de ser coroada, Letícia teve o acessório derrubado na sua cabeça e quando uma pessoa iria colocar de volta, uma pessoa anunciou que houve um erro. A organizadora do evento, Gleice Leitte, disse que percebeu o erro e resolveu subir ao palco para corrigir a situação. Letícia não acreditou na versão e acha que houve fraude. Ela afirma que pediu recontagem dos votos, mas não foi atendida. Letícia diz que se sentiu humilhada ao ter a coroa retirada.

O SENADOR INDECISO

Até o presente momento ninguém pode afirmar com certeza de que lado vai ficar o senador rondoniense Acir Gurgacz. Ele faz parte do PDT, sigla declaradamente favorável à permanência do PT (e de Dilma) no governo brasileiro.

Possivelmente o senador tenha interesse em votar de acordo com a vontade majoritária do povo, mas (o que é compreensível) sabe que pode sofrer represálias do PDT. Afinal, o partido fechou questão contra o impeachment. Talvez por estar nessa encruzilhada o nome do Senador suscite comentários sobre a possível saída do PDT.

QUESTÃO DE FUTURO

Certamente a população rondoniense espera uma definição mais clara e rápida do senador que, como se sabe, pretende disputar o governo rondoniense em 2018. A situação política do país não é apenas de ganhar ou perder. Então o senador deve entender que sua decisão tem de levar em conta os interesses do povo brasileiro, e não os joguinhos do perde ou ganha. O futuro do Brasil está em jogo por uma perspectiva melhor que esta. É certa a queda, mas não basta cair, é preciso que algo seja feito como choque de referência de propulsão imediata! Há de existir responsabilidade, e não apenas a busca do "simples" poder...

PALHAÇADA FISIOLÓGICA

O senador Acir Gurgacz deve estar consciente de que essa é a hora de provar, na prática, que ele está comprometido com o respeito à vontade maior da população e com a integridade dos brasileiros.

Anunciar de imediato seu voto no julgamento do impeachment pode ajudar a estabilizar as correntes, pondo fim à palhaçada fisiológica que até agora norteou as posições da bancada rondoniense, com raríssimas exceções. O povo não pode ser tratado eternamente como folhas ao vento.

O SORTUDO

Disso todos estão concordes: o José Hermínio é um político de sorte. Assumiu cargos de relevância (como a presidência da Assembleia) sempre bafejado pela sorte. Quando o “irmão” Valter caiu em desgraça pela prática de corrupção abriu espaço para Herminio se tornar o presidente da ALE. Valter foi para o xilindró e Hermínio para o coando da mesa diretora. Agora novamente ele pode ser mais uma vez beneficiado pela “buena dicha”. Se, como se fala, Acir Gurgacz tiver de sair do PDT a estrela vai brilhar novamente para Hermínio.

BARULHO

Isso abre uma oportunidade para Hermínio chegar ao comando do partido. Outra chance reservada para Hermínio: ser candidato a prefeito se, como especulam analistas, aliança do senador Gurgacz com o prefeito Nazif melar no projeto de reeleição. Se não puder indicar o vice, Acir poderá estimular Hermínio a entrar na disputa, mesmo que seja apenas para fazer barulho.

PARA-CHOQUE

Vi ontem no trânsito da Avenida Jorge Teixeira uma frase de para-choque no mínimo mordaz: “Deus me deu, Dilma vai tirar”.

OUVIDO

De um servidor público lotado numa instituição de controle externo ouviu-se ontem no corredor da Assembleia: “Está por um triz o ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra um bambambã que tem autorizado o gasto de enormes recursos para campanhas de publicidade sem qualquer justificativa, a não ser o faturamento de uma agência manjada, acostumada a sobreviver  de verbas públicas”. A autoridade corre o risco de, lá na frente, sofrer bloqueios de bens no valor do montante que está descendo pelo ralo.

AELCIO DA TV

Não obstante os gestores (??) públicos rondonienses mantenham o mesmo discurso ufanista de que a recessão não chegou ao estado, o deputado Aélcio da TV (PP) manifestou sua preocupação com o número assustador de desempregados existente em Rondônia. Ele considerou que  o desemprego bate recordes no estado e essa situação dramática foi responsável pela centenas de pessoas desesperadas na porta do Sine, com esperanças de conseguir alguma vaga anunciada e que não existia, pois tudo não passou de boato na rede social.

VAI PIORAR

Mesmo tendo um PIB superior aos estados vizinhos, a taxa de desemprego em Rondônia já ultrapassa, segundo algumas fontes, aos 15%. Esta situação deve se agravar ainda mais diante da estrutura produtiva pouco diversificada do estado e pela falta de investimentos públicos em obras estruturantes.