Em Linhas Gerais: Não dá pra levar a sério uma Câmara que banca viagens do presidente e seu motorista para encontros manjados

Gessi Taborda

Publicada em 01 de April de 2015 às 08:31:00

[email protected]


VAI TER CONCURSO

Ela é uma das instituições mais importantes do governo federal para Rondônia. E a nova presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, garantiu que está comprometida com a desburocratização dos processos de assentamento de famílias em áreas rurais. “Não basta reforma agrária: temos de dar [aos assentados] acesso à infraestrutura, à educação e à capacitação”, disse ela.

Ao tomar posse, Maria Lúcia disse que o Incra precisa “resolver entraves e ter mais governança”, enfatizou. “Para termos um novo Incra, será necessário redimensionar o quadro funcional, por meio de concursos, bem como pactuar um plano de carreira.” A nova comandante do Incra é engenheira agrônoma e mestre em economia pela Universidade Federal da Bahia. Maria Lúcia é também doutora em Sociologia de Ciência e Tecnologia pela UnB.

MAIS CARO
Preparem os bolsos: Segundo cálculos do Sindusfarma, os medicamentos com preço controlado foram reajustados entre 5,40% e 5,90%, desde ontem (31). A compra de remédios é o maior gasto de saúde do brasileiro, de acordo com dados do IBGE.

INTOLERÁVEL

A publicidade rondoniense, especialmente na TV, é de uma falta de qualidade impressionante. Quem não tem como escapar para canais da TV paga fica a certeza de que o anunciante é vítima dos argumentos de agências de publicidade sem nenhuma responsabilidade do profissionalismo que precisa existir nessa atividade, sobretudo na criação. Anunciantes jogam fora o seu dinheiro quando são levados a crer que para vender basta uma boa oferta e um bom desconto. Estão se esquecendo de que a maior função da publicidade é a de seduzir. É por isso que aqui até venda de automóvel ganha anúncios feitos aos berros, tipo os “reclames” de quermesses ou de feira livre. O consumidor rondoniense deve estar cansado da gritaria dos “anunciantes”. Certos produtos e serviços dependem do quanto o consumidor se sentiu, de fato, seduzido pela sua comunicação.

E VOCÊ COM ISSO?

É difícil levar a sério vereadores de uma Câmara que torra dinheiro público para viagens de seu presidente, com seu motorista (levado a tiracolo) a esses manjados encontros sem nenhuma importância para a comunidade, como se o dinheiro do cidadão-contribuinte-eleitor fosse capim. Por isso não causa surpresa nenhuma o “esforço” (quah!quah!quah!quah!) do edil Cabo Anjos (??) em distribuir moções de aplausos para o 1º e 5º BPM, e também para uma emissora de TV. A justificativa de Anjos (que não se perca pelo nome) é pelo bom serviço prestado à comunidade.

CONTRAMÃO
Que comunidade, cara pálida? Até parece haver total desconhecimento desse “angelical” edil de que a criminalidade nunca esteve tão alta na capital e que um das principais reclamações dos moradores na questão segurança é a falta de policiais nas ruas e ações específicas para enfrentar o crescente número de assaltos, homicídios, estupros e vai por ai afora. Esse puxa-saquismo de alguns edis deixa claro como muito pouco deles estão realmente comprometidos em cumprir bem o papel de representar a comunidade. A maioria dos edis continua na contramão dos interesses populares. Na questão de policiamento, a população não está nada satisfeita com o que existe em Porto Velho e principalmente com a omissão da prefeitura, coisa que mesmo vereador “angelical” faz questão de não enxergar.

É SÓ CUMPRIR A LEI
O vereador que gosta de viajar com todas as despesas pagas pela Câmara Municipal e, de quebra, ainda levar tiracolo (hum!!!!) o seu motorista, com passagens e diárias também custeadas pelo dinheiro público, conseguiu aprovar para a tarde do próximo dia 20, através de requerimento de sua autoria, uma audiência pública para discutir (êpa!) a ocupação existente no igarapé Canal dos Tanques, no bairro Nova Porto Velho.

É SÓ BLABLABLÁ

Uma capital com tantos problemas graves que precisam ser resolvidos para garantir-lhe um futuro com qualidade de vida, e os vereadores prontos a fazer mais uma reunião para discutir o óbvio ululante, chovendo no molhado.
Ora, em se tratando de canais e fundos de vale há uma legislação (inclusive federal) que não permite ocupação ou edificações nessas áreas de preservação permanente. É uma pena que o vereador presidente da casa demonstra não estar informado dessa lei em vigor.

NA AGENDA

O Ministério Público do Estado de Rondônia é uma das poucas instituições que jamais se esquece de prestar homenagem à imprensa no Dia do Jornalista, efeméride comemorada nesse mês de Abril. Para isso, o MP estará oferecendo um café da manhã na próxima segunda-feira, dia 6, quando o Procurador Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar fará o lançamento do Manual de Relacionamento com a Mídia, um dia antes da data reservada para a comemoração do Dia do Jornalista. O evento está marcado para 9 horas, no 7º andar (torre II) da sede do MP, na rua Jamari, 1555, bairro Olaria.

MILICOS

A primeira e mais visível comprovação de que os principais governantes rondonienses (em nível de estado e da capital) são homens de mentalidade atrasada, que pouca importância dão aos interesses sociais da comunidade e parecem distanciados dos ideais republicanos esta na preferência por colocar em cargos importantes figuras saídas da organização militar.
Essa rigidez de visão do prefeito Nazif e do governador Confúcio (um saudosista confesso dos tempos em que foi homem de farda) é o que mantém na chefia da Semtran (comandando agentes com fardas muito parecidas à da polícia fascista de Benito Mussolini) e da Sedam os chamados milicos de pijamas.

SUMIDOUROS

É por isso que o trânsito de Porto Velho permanece sem rumo e a política de defesa do meio-ambiente estadual não sai do processo que estilhaça tanto as iniciativas do empreendedorismo como as de preservação dos biomas do estado.
É a insistência de governos de estruturas piramidal e vertical que gera sumidouro de dinheiro, como o tal espaço alternativo (alternativo a que, cara pálida?) e como a enésima reforma da rua Vieira Cahula (e desse vez, quanto dinheiro está sendo enterrado naquele local?).

DELÍRIO

Faz-nos lembrar da desaparecida Fátima Cleide, quando dirigia o PT com a defesa dos dogmas da ética e da transparência, mas nem assim condenava posturas de companheiros como Roberto Sobrinho e suas trapalhadas na prefeitura de Porto Velho. Agora vem esse documento da direção petista, com o aval de Lula, que delira ainda mais e diz que "o PT é atacado por suas virtudes". Então o Mensalão e o Petrolão seriam virtudes? O PT está zonzo. E, pelo visto, se autodestruindo...

LÁ COMO CÁ

O MAS, partido de Morales, se mantém como primeira força, mas perdeu em cidades como La Paz, El Alto, Cochabamba, Santa Cruz, Tarija, Trinidad, Pando e Oruro. Haverá segundo turno nos departamentos de Beni e Chuquisaca. O MAS ganhou em 4 governações e a oposição em 3. O olha que nas terras de Evo, a situação econômica não está tão erodida como a do Brasil.