Em Linhas Gerais: No mar de futilidades das redes sociais, o ego e a estupidez ganham ares de sabedoria

Gessi Taborda

Publicada em 18 de November de 2013 às 15:13:00

[email protected]


NESSE MAR NÃO NAVEGO

Dia desses um amigo viciado em redes sociais da internet achou estranho minha afirmação de que não costumo navegar nesse mar, especialmente o “facebook”. É certo reconhecer o papel dessa nova maneira de comunicação permitida pelas ferramentas da informática. Nem por isso consigo frequentar esses ambientes e quando, por um momento dou uma espiada nessa coisa do “face”, fico mais convencido de que pela linguagem ali utilizada, mais e mais vai se minguando o nosso rico vernáculo.

SUPERFICIALIDADES

É uma enxurrada de expressões sem grande conteúdo colocadas na sua frente, como querendo dizer que ser moderno é perder a capacidade de articular palavras. E ai tome os “kkkkk” e “rsrsrsrsrsrsrs” usado pelos navegantes para dizer que acharam alguma coisa escrita por alguém como engraçada.

Por isso sofro no feriado em uma cidade como nessa Porto Velho que não oferece opção de lazer inteligente. Tento e redescubro sempre que passar horas em frente ao facebook continua não sendo a minha a praia.

Por isso não respondo aos muitos convites para participar de grupos especiais formados sobre todos os temas, inclusive as reminiscências boas, preservadas por muitos “saudosistas”. Não dá para viver de passado, mesmo ao se ultrapassar a idade sexagenária.

FALSIDADES

Há também a venalidade como uma coisa natural. Como tolerar gente conhecida pela soberba, incapaz de dar um mero “olá” ao vizinho mais pobre, ao porteiro da repartição, dando “Bom Dia” na internet. Tem também o "Boa Noite" - falta só pegar a moda de falar "vou mimir" - Graças a Deus que pelo menos entre meus amigos ainda não li nenhum. Fora o beijo no coração, beijo na alma, em um monte de lugares não eróticos.

E assim confesso: cada dia fico mais surpreso com o ambiente virtual. A coisa está ficando de tal maneira que somos considerados jurássicos, bobocas ou babacas se não entendermos essa coisa de Instagram, de Twitter, Flickr, Orkut, Linkedin, entre outras ferramentas menos votadas.

ENGANADOS

E esse povo completamente fissurado nesse mundo virtual, especialmente os que vivem em Porto Velho, ainda não sentiram que estão sendo enganados (até nisso!) pelos governantes locais. Aliás, nessa conversa tem de ser destacado o prefeito “socialista” (kkkkkk, como dizem os internautas do face), prometedor – enquanto ainda era apenas deputado federal – da cidade virtual; garantindo que todos teriam acesso livre à rede virtual.

Mais esperto e mais enganador, aquele prefeito conhecido como Bob Ali-Babá chegou a anunciar o Wi-Fi gratuito em zonas centrais da capital.

NEM PORCAMENTE

No final, nem porcamente funciona um roteador na área central da cidade. Aliás, nem perto da prefeitura. O sinal anunciado por Bob Ali-Babá simplesmente puff. E ninguém da satisfação a ninguém. Então, caríssimo leitor, não se esqueça que no próximo ano teremos eleição. E por isso, só por isso, não acredite no que esses caras (os políticos e os gestores públicos) estão prometendo. Eles mentem deslavadamente, ficam omissos diante dos problemas maiores da sociedade e fecham em copas diante dos fracassos.

Ou não é isso que aconteceu com a promessa da “cidade virtual” e do acesso livre à internet, pelo wi-fi público? E assim vou continuar preferindo, nos feriados e finais de semana ouvir a melhor musica produzida no Brasil, ainda colocando CD para tocar.

VIDA DE POLÍTICO

O presidente da Câmara, Henrique Alves, mais seis deputados saíram em viagem na quarta-feira para Nova York, onde terão uma reunião só na segunda. Quatro dias de gastança geral, tudo por nossa conta. Isto é o Brasil... Enquanto isso, na Alemanha, o povo de Munique se nega a sediar a Olimpíada de Inverno de 2022 pela incerteza dos gastos.

O PADRE

Entendo que padres e pastores também precisam ter o direito a se candidatar e até exercer cargos políticos. Mas, enquanto estiverem exercendo seus mandatos, deveriam abdicar da tarefa sacerdotal e também da ajuda de custo. E no caso de Rondônia é bom começar a rezar logo para escapar da batina no governo, principalmente com um sacerdote que certamente não terá a menor disposição para o exorcismo.

OLAVO PIRES

Depois de 36 anos o governo brasileiro decidiu investigar a morte do ex-presidente João Goulart e ainda fazer um enterro (de mentirinha) com honras militares, na presença de vários ministros e ex-presidentes. Aqui cabe uma grande preocupação: será que vão levar também mais 36 anos para descobrir os verdadeiros responsáveis pela chacina de Olavo Pires, impedindo-o de chegar ao governo rondoniense? É muito tempo, né? Mas, quem sabe, numa dessas circunstâncias oportunas a verdade apareça.

BEM FEITO

Claro: xilindró neles! E ainda têm coragem de se dizerem inocentes, injustiçados! É muita cara de pau. É coisa de PT. Já os mensaleiros condenados - mas não só eles - matam muito mais ao desviarem dinheiro público para alimentar um esquema criminoso de compra de parlamentares em troca de apoio para sua perpetuação no poder. Milhares morrem nas filas do SUS à espera de uma cirurgia jamais marcada, ou de ambulâncias que não chegam por serem insuficientes para a demanda, etc.

Tomara que a partir desse momento políticos envolvidos em desvios do dinheiro público em Rondônia também comecem a ser julgados e condenados. Quem tolera as desculpas esfarrapadas de um Roberto Sobrinho para a tragédia que foi sua gestão na prefeitura? Sua responsabilização criminal pela torra do dinheiro público nos vários escândalos denunciados está demorando demais!

E NAS FILIPINAS

Estou muito mal informado ou não enviaram médicos cubanos para as Filipinas, por questões humanitárias? Segundo um dos cubanos que aqui aportaram na primeira leva, ele não veio pelo dinheiro, e sim por questão humanitária. Faz-me rir.