Em Linhas Gerais: Pequena, mesquinha e com as bizarrices de sempre: assim termina o ano nossa política

Gessi Taborda

Publicada em 18 de December de 2013 às 13:50:00

[email protected]



PROGRAMA CONSISTENTE E nossa política vai terminando o ano da mesma maneira de sempre: pequena, mesquinha, com a maioria dos personagens bizarros, sem capacidade aparente de atender às urgências, algumas de duas décadas e que permanecem ao lado dos desafios de hoje, como pontos de estrangulamento para o desenvolvimento sustentando de Rondônia, essa aspiração que vem desde o momento em que deixamos de ser território.

Ontem alguns veículos de comunicação destacaram anúncio do cacique do PMDB, Valdir Raupp, (fato antecipado pela coluna recentemente), confirmando como candidato à reeleição o governador Confúcio Moura, animado com revelações da recente pesquisa CNI/Ibope (também divulgada em primeira mão pela coluna) sobre a aprovação do “jeito de governar” do nosso filósofo caipira.



REALIDADE SOMBRIA A decisão do PMDB de encampar o projeto de reeleição de seu governador não afasta a realidade sombria do estado rondoniense em contraste com a enxurrada de propaganda do tal “governo da cooperação” (??), que a partir de agora vai mascarar ainda mais (para convencer o eleitorado) a falta de solução para os problemas estruturais existentes.

Ninguém – de nenhuma corrente política – apresentou até agora um esboço de programa consistente para mostrar ao eleitorado.

Sobre o atual governo paira um diagnóstico técnico nada animador, demonstrando que ele não cumpriu nenhum programa para tirar o estado da situação marginalizada do desenvolvimento econômico do país. Faltou urgência em medidas para a solução dos problemas de segurança pública, para o sistema de saúde, de educação de qualidade, para os gargalos da infraestrutura que impede o desenvolvimento da produção agrícola e da industrialização.

Essa e a realidade da Rondônia de hoje. Não será fácil para esse governo canhestro motivar o eleitorado, principalmente com o alto índice de sua rejeição, revelado pela mesma pesquisa.



OPOSIÇÃO Verdade seja dita: a “oposição” também vai terminar o ano sem ter um programa consistente de governo. Pode ser que tenha algo a dizer, concretamente, mas será preciso esperar 2014 chegar para saber se a oposição tem bala na agulha. Até agora é fácil constatar que eleitorado está decepcionado com os nomes escalados até agora para entrar no time de enfrentamento da candidatura chapa-branca.

Enquanto os concorrentes não apresentar credenciais (e um programa) demonstrando visão e competência para gerir o estado de forma inovadora, procurando romper os gargalos atuais e antigos não dá para saber se evitaremos a tragédia através das urnas de outubro de 2014.



SÓ DÁ MUAMBA Vai terminando o ano e ainda somos obrigados a repetir a péssima notícia: os muambeiros permanecem dando as cartas na ocupação de vias e praças públicas do centro da cidade. Principalmente nos finais de semana (especialmente nos domingos) uma grande faixa da Sete de Setembro e das praças da área central o comércio de muambas, contrabando desafiam o prefeito, a polícia, que deveria combater os ambulantes da contravenção. O espaço público é completamente tomado por bancas de CDs e DVDs piratas, cigarros e perfumes contrabandeados da Bolívia, além de “otras cositas mas”. A antiga vocação cultural, de lazer e (vá lá) turismo do centro foi dizimada por esses prefeitos que não sabem preservar os símbolos afetivos da cidade.

Porto Velho, por ser vítima de prefeitos mequetrefes vai cada perdendo cada vez mais suas referências e identidades.



CARTILHA Registro (e agradeço) o recebimento por parte do Procurador Geral de Justiça, dr. Héverton Alves de Aguiar, da “Cartilha da Auditoria Militar”, obra idealizada pelo Centro de Apoio Operacional Criminal. Trata-se de instrumento muito útil sobre o direito militar no estado e controle das atividades na polícia e no corpo de bombeiros.



TROCA TROCA O vereador Sid Orleans revelou em nota distribuída ontem sua indignação com a reação dos demais vereadores à sua posição de combate ao aumento abusivo do IPTU para o próximo ano. “Quase apanhei”, confessou o vereador. Sid não gostou da ironia da vereadora Elis Regina, ao lembrar que na legislatura passada Sid foi defensor intransigente do ex-prefeito e agora inverteu os papéis. Ora, Sid não deveria se espezinhar: a vereadora Elis Regina também mudou de postura e agora é defensora confessa de Mauro Nazif. Bem diferente da postura de confronte contra o prefeito do passado, a ponto de ter sofrido agressão de ex-secretário municipal que (graças a Deus) foi mandado, finalmente, para o limbo.



TERRA DAS ANTAS Os estudos para identificação do novo animal pela equipe da UFMG começaram há cerca de 10 anos, em Porto Velho, e foi aqui, nessa capital governada por Mauro Nazif que uma nova espécie de anta, animal da ordem Perissodactyla - antas, cavalos, zebras e rinocerontes - foi descoberta nas áreas de campos amazônicos, ao norte de Porto Velho, na divisa entre Rondônia e Amazonas.

A Tapirus kabomani é a primeira nova espécie da ordem Perissodactyla encontrada nos últimos 100 anos e a primeira anta revelada em 150 anos. A descoberta foi reconhecida oficialmente na segunda-feira (16), pelo Journal of Mammalogy, periódico científico voltado para estudos e pesquisas relacionados a mamíferos.

Embora a espécie tenha sido oficializada em 2013, por uma equipe de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estudo que revelaria a nova anta começou há aproximadamente 10 anos. A primeira evidência apareceu nas pesquisas realizadas pelo paleontólogo Mario Cozzuol, na época em que era professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).



PESADELO O advogado Romilton Marinho Vieira acabou escrevendo um artigo sobre seu sonho com o prefeito. Acabou revelando que o sonho foi, na verdade, um pesadelo. E ele queria o que? Imagine esperar que o prefeito mandasse tapar os buracos da rua México. Isso, como a gente pelas quebradas, nem em sonhos! Até agora essa gestão caracteriza-se por um interminável pesadelo...



CONVITE

Recebi da Coordenadoria da Secretaria Executiva do Gabinete do Governador (é isso mesmo) convite para participar de audiência pública sobre as obras (de novo?) do sistema de esgoto de Porto Velho, a ser realizado amanhã (19), no auditório da Emater, às 9 horas. Dessa vez, disseram, a coisa não vai ficar apenas no nhemnhemnhem.