Em Linhas Gerais: Um país que tem menos de 5% de sua população com curso superior não tem jeito

Gessi Taborda

Publicada em 01 de April de 2014 às 14:14:00

[email protected]


SEM JEITO Decide deixar para mais tarde comentários e análises da festa do PMDB e da confirmação de que o governador decidiu que irá para a reeleição, vencendo (ao que parece) um medo plenamente justificável com sua enorme rejeição. Dizem que foi convencido por Valdir Raupp ao mostrar uma pesquisa onde o filósofo caipira cai pelas tabelas no índice de aprovação (??) popular.

Prefiro falar novamente sobre o futuro (Ra!Ra!Ra!Ra!) do Brasil, que para mim não vai chegar no primeiro mundo nem nesse século.

Eu não sei o que leva a pensar que o Brasil, com apenas 3,7% de sua população com curso superior completo pode chegar a algum lugar no contexto de qualidade de vida e desenvolvimento. Com esse número, é impossível querer se estabelecer como Nação no rol de países de 1º mundo. Temos que assumir que somos uma mentira e que vivemos em sonhos estabelecidos pela maciça propaganda oficial que ardilosamente ludibria toda a população.
Por esse viés, vocês acreditam mesmo que um novo governo disso que ai está vai levar Rondônia a uma posição de destaque no Brasil? O governo que ai está chegando ao fim demonstrou enorme incompetência, despreparo técnico, de gestão, etc. E você ainda vai esperar que na próxima gestão ele seja mais qualificado e preparado? Então, você também deve acreditar que o Brasil, com esses petralhas, vai chegar ao primeiro mundo. Na verdade, você deve acreditar até em duendes.

BOLIVIANOS A informação é do Ministério Público Federal. O órgão está, como informou, investigando a extração ilegal de minérios na Baía das Onças, no rio Guaporé, município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. As investigações já apontaram que o garimpo é feito por bolivianos que atuam ilegalmente no lado brasileiro do rio, causando danos ambientais e aos indígenas daquela região, com prejuízo na pesca e poluição sonora.

O crime praticado pelos bolivianos, como reconhece o próprio MPF não é coisa nova. Em setembro do ano passado o Exército Brasileiro chegou a apreender embarcações e garimpeiros ilegais bolivianos que, como se informou, foram entregues à Polícia Federal de Guajará. Agora, com essas novas investigações, o MPF não adiantou nada sobre eventuais providências para por ponto final à agressão boliviana.

SE CUIDA Se você está na faixa etária dos 50 aos 70 é melhor se cuidar, prevenindo o câncer renal. Ele acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens que nas mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é a terceira causa mais comum de tumor do trato genitourinário, estima-se uma incidência de 14 a 20 mil casos por ano no Brasil.

PRESENTE Rondônia se fez presente na 50ª Plenária do Conselho Regional de Educação Física – CREF8, realizada no Hotel Express Vieiralves, em Manaus, no fim (28 e 29) de março. Representando nosso estado nesse evento estiveram os conselheiros regionais Eurly Kang Tourinho e Francisco Marto de Azevedo, além da coordenadora estadual Juscimara Campos. Para o mês de abril o CREF8 pretende realizar encontros no interior do estado, iniciando pela região que integra os de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste (dia 11); seguido pela Zona da Mata (12 do corrente), composto dos municípios de Rolim de Moura, Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste e Santa Luzia do Oeste. Para o dia 26 de abril o CREF8 vai realizar o encontro em Porto Velho, reunindo além da capital, o município de Candeias e os distritos da área.

HORRENDA E ENGANOSA Não deve existir propaganda pior do que a produzida e veiculada nessas paragens. O mau gosto não poderia ser pior em publicidade jogada sobre o consumidor aos gritos através da televisão e do rádio. Não pode existir uma coisa mais grotesca, por exemplo, do que um áudio gritante de um personagem sem graça que parece duvidar, das ofertas de um supermercado.

Mas, convenhamos, aqui até para vender automóveis anunciantes aceitam as produções bizarras com qualidade abaixo daquilo pratico em quermesses. O consumidor não é desrespeitado só pela péssima falta de criatividade das (supostas) agências, mas também pela propaganda enganosa. Nesse aspecto, é bom que se diga, não é apenas o consumidor rondoniense que é vítima.

Pesquisa do SPC Brasil concluiu que 50% dos consumidores já foram vítimas de fraude. Propaganda enganosa é o golpe mais frequente entre consumidores, com 31% dos casos. A maior parte dos brasileiros é descuidada e não se previne contra golpes.

EM QUEDA O número crescente de imóveis com placas de “aluga-se” é uma sinalização de que o mercado imobiliário em Porto Velho já está vivendo um estado de crise. Moças distribuindo panfletos com “oportunidades imperdíveis” para a compra do apartamento de seus sonhos mostram que há excesso de ofertas para vendas num mercado aparentemente saturado. A verdade é essa: não existe mais demanda. Comprar imóvel como investimento de médio prazo pode levar o investidor a perder dinheiro... O mercado aquecido durante o período em que se investiram montanhas de dinheiro na construção do complexo hidrelétrico do Madeira foi para o beleléu. As grandes construtoras estão em queda na bolsa e aqui na contramão da crise que o mercado enfrenta.

BELGA ESPERTO Albert Frère é o homem mais rico da Bélgica. E fazendo parcerias com ex-diretores da Petrobras como Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, a tendência é de que se torne cada vez rico...

Relembrando: A empresa belga que vendeu a refinaria para os ingênuos (?), inócuos (?), desinformados (?), dirigentes da diretoria e conselheiros, nem se preocuparam com o “detalhe” que examinaram: compraram a refinaria de um grupo belga, por 42 milhões de dólares, 1 ano depois revenderam para a Petrobras por 360 milhões. Pagaram mais 360 milhões de dólares (sem incluir “penduricalhos”) que estavam visíveis no contrato inicial. Se tivessem lido, não teriam comprado uma refinaria, cara e inútil nos EUA, barata e indispensável aqui no Brasil.

AGENDA Durante o mês de abril e maio vários eventos como audiências públicas, sessões especiais, Itinerantes e sessões solenes devem ser realizados pela Assembleia Legislativa de Rondônia. No dia dois de abril, ás 15 horas, acontece sessão solene em homenagem aos 91 anos da Previdência Social no Brasil. No dia 10 de abril, ás 9 horas, realiza-se audiência pública para discutir sobre o transporte intermunicipal de passageiros, por iniciativa do deputado Luizinho Goebel. No dia 25 de abril, o deputado Lebrão (PTN) preside audiência pública para tratar sobre a introdução da cacauicultura nas políticas públicas do estado de Rondônia. Esta audiência pública está prevista para acontecer no município de Ouro Preto do Oeste.

No dia 28 de abril, graça a requerimento de Euclides Maciel (PSDB), requer a realização de a audiência pública será realizada no plenário da Casa, às 14 horas, debatendo sobre Tolerância Zero – Todos contra a Violência.