Em Linhas Gerais: Para não perder R$ 2 mil por falta, deputado justifica ausência dizendo que viajou para assistir seu time do coração jogar

Gessi Taborda 

Publicada em 03 de December de 2016 às 09:34:00

[email protected]

 

FILOSOFANDO

Se quiser liderar as pessoas, caminhe atrás delas.” LAO-TZU (1324/1408 a.C), antigo filósofo e escritor chinês, considerado o fundador do taoísmo filosófico.

 

TORCEDOR

Havia ontem em alguns nichos da Assembleia Legislativa um interesse muito grande em apostar que haverá novamente a utilização da costumeira alquimia política para livrar deputados da redução dos estipêndios, em virtude de faltas às sessões por motivos fúteis. Agora, como ficou acertado, deputados poderão sofrer descontos de até 2 mil reais por cada sessão gazeteada sem justificativa plausível.

O que rolava no diz-que-me-diz das coxias na sexta-feira, era a justificativa apresentada por um desses parlamentares gabolas, como vestais e exemplos da ética, para a falta das últimas sessões.

 

NO ESTÁDIO

No maior caradurismo o deputado justificou suas ausências: “estava viajando a Porto Alegre (RS) para assistir”, (pasmem rondonienses!) seu time de futebol jogar. 

Não se sabe ainda se essa justificativa absurda vai colar perante os seus pares ou se terá os polpudos vencimentos reduzidos. Recentemente o deputado contou ao eleitor portovelhense que tinha verdadeira identificação com o município portovelhense, desde criancinha. Bom, pelo menos em relação a times, parece ter enorme paixão por uma equipe gaúcha.

 

SUMIU

O melhor é não manter um otimismo exagerado responsável pela ideia de que Rondônia está mais imune ao aprofundamento da crise no próximo ano. A opinião ouvida de uma fonte experiente do setor imobiliário é preocupante, pois esse segmento é um termômetro infalível das previsões econômicas mais imediatas.

Segundo esse especialista o investidor que adquiria vários imóveis para revender ou alugar desapareceu do mercado. Agora, só se vende imóvel em Porto Velho – quando se vende – para uso próprio. Até o especulador sumiu da área, disse a fonte.

 

VAI DEMORAR

A construção civil rondoniense levará anos para voltar à forma dinâmica durante o “boom” das hidrelétricas do Madeira. Estamos, disse a fonte, com a recessão batendo forte em Rondônia, mesmo terminando esse ano no melhor cenário quando comparado a estados como Rio, Minas e Rio Grande do Sul. Se o governo de Confúcio não adotar sérias medidas de contenção de despesas, o PIB rondoniense do próximo ano pode ficar negativo.

 

SIMPLES ASSIM

Como explicar os motivos da transformação da Assembleia Legislativa numa espécie de academia destinada a distribuir sem critério maior, láureas de todo tipo e para qualquer pessoa sem se levar em conta os reais méritos dos agraciados? Não deve ser para colocar a instituição no “Guiness Book” como a líder mundial na distribuição de prebendas. 

Possivelmente isso acontece pelo fato de que para a grande maioria dos políticos a prioridade não é a solução dos problemas do estado e sim a de seus próprios problemas. Ao entregar votos de louvor, comendas, medalhas e o escambau o tais deputados estão pensando apenas em conquistar novas adesões eleitoreiras para a próxima disputa, e nada mais. 

 

TIRO NO PÉ

É uma pura bobagem querer transformar categorias inteiras de servidores públicos (especialmente o setor de segurança pública) em heróis ou super-cidadãos merecedores desses mimos só porque cumprem suas responsabilidades funcionais. Ao contrário de conseguir, com tais proposituras, melhorar a contabilidade do voto, esses deputados acabarão descobrindo que estão dando um tiro no próprio pé.

 

SE CUIDEM

Os políticos rondonienses que se uniram ao que existe de pior na Câmara Federal para desfigurar as 10 medidas contra a corrupção, emparedando membros do MP e da PF podem se cuidar. Como se sabe, só os deputados Marcos Rogério e Mariana Carvalho votaram contra a desfiguração do projeto original. O deputado Luiz Cláudio absteve-se. 

Marinha Raupp, Nilton Capixaba, Lindomar Garçom, Lúcio Mosquini  e Expedito Neto favoráveis à proposta frankstein que blinda corruptos investigados, se cuidem. O povo acordou e pode dar o troco em 2018.

 

POR E-MAIL

Sites e jornais do interior rondoniense e de outros estados da região interessados em reproduzir a coluna Em Linhas Gerais no próximo ano devem fazer o pedido de parceria através do e-mail [email protected] até o final desse mês.

 

PRIVATIZAÇÃO

Não será tão fácil para o governo obter sucesso na privatização da Caerd se, explicou um estudioso do assunto, a tendência de municipalização do serviço de água e esgoto vingar. A estatal consolida sua inviabilização por não conseguir livrar do empreguismo que alimenta um contingente de marajás protegidos por políticos e também não consegue amortizar o seu enorme passivo pela falta de uma gestão eficiente.

 

INSCRIÇÕES

A Escola Municipal de Música Jorge Andrade abre no próximo dia 05, segunda-feira, as inscrições para o sorteio de preenchimento de vagas para o ano letivo 2017. Os interessados deverão apresentar o nome na própria escola, localizada na Avenida Joaquim Araújo Lima (Abunã), esquina com Elias Gorayeb, até o dia 07, de 8h às 11h30, 14h às 17h30 e 18h às 21h.

 

NÃO ACEITA

Hélio Vieira, advogado bem sucedido em tudo o que faz, tem viajado todo o Brasil fazendo lançamento de seu último livro, um verdadeiro sucesso editorial. Com a recente aprovação de suas contas ao tempo em que presidiu a OAB rondoniense, Hélio voltou a ter seu nome cogitado para disputar mais uma vez o comando da entidade em Rondônia. Pelo menos agora ela rechaça os apelos dos advogados, por entender que já deu sua contribuição à causa.