Emater-RO inicia atividades para fortalecimento da criação de peixes em cativeiro

Pimenteiras do Oeste tem um grande potencial para a atividade piscícola, entretanto sua economia tem se firmado na pesca artesanal e pesca de lazer.

Publicada em 13 de November de 2015 às 11:18:00

O empenho da Emater-RO, por meio da equipe do escritório local de Pimenteiras do Oeste, na viabilização de relatório de controle ambiental para a prática da piscicultura não tem sido em vão. O objetivo é habilitar os produtores rurais locais para a escavação de tanques para criação de peixes em suas propriedades.

Pimenteiras do Oeste tem um grande potencial para a atividade piscícola, entretanto sua economia tem se firmado na pesca artesanal e pesca de lazer. Com o incentivo da Emater, o município está dando os primeiros passos na criação de peixes em cativeiro e já conta com o interesse de dez produtores rurais.

Segundo o gerente regional da Emater do território Cone Sul, Enio Milani, a equipe não tem medido esforços no sentido de viabilizar os meios legais necessários para que esses produtores estejam aptos e iniciem as escavações dos tanques. “A luta está sendo grande, são muitas as dificuldades, porém estão sendo superadas”, diz Milani.

Para que a criação de peixes em cativeiro prospere na região foi realizada uma visita, junto com técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para possível liberação da licença para construção dos tanques. “Percorremos nove propriedades e isso contribui para revigorar a autoestima dos produtores que já não acreditavam mais no projeto”, diz Rogério Rodrigues, gerente do escritório local da Emater/Pimenteiras.

O gerente local diz ainda, que a Emater tem se empenhado no fortalecimento do agricultor familiar e no estreitamento com o poder público para que a atividade possa se desenvolver e trazer benefícios não só para os agricultores, mas também para a região. “Certamente é receita de sucesso para desenvolvimento do município”, finaliza.

Wania Ressutti