Emater viabiliza mais de 500 contratos do Pronaf no território Madeira Mamoré

Somente em 2012 foram liberados cerca de 50 milhões de reais beneficiando mais de 500 agricultores familiares.

Publicada em 06/12/2012 às 18:50:00

Rondônia - Agricultores familiares das regiões de Porto velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Itapuã do oeste e Jaci-Paraná estiveram reunidos nesta quinta-feira (6), na sede da Associação dos empregados da Emater, para mais uma etapa de liberação de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Desta vez foram liberados cerca de 2.200 mil reais para 71 contratos das linhas Pronaf “A”, Pronaf “B” e Pronaf Mais Alimento. Somente em 2012 foram liberados cerca de 50 milhões de reais beneficiando mais de 500 agricultores familiares.

A parceria do Banco da Amazônia (Basa) com o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) tem proporcionado ao território Madeira Mamoré a oportunidade de investimento jamais visto no setor agropecuário local. Com mais de 500 contratos efetivados a região, em especial o município de Porto Velho, vem aumentando significativamente sua produção e o incentivo oferecido pelo governo, que isenta de juros financiamento no valor de até R$ 50 mil reais, tem sido mais um impulso para esse crescimento que já se mostra acelerado.

Durante a solenidade de assinatura dos contratos o secretário executivo adjunto da Emater, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, falou da preocupação do governador Confúcio Moura em investir na agricultura. “Ele sempre nos pede para levar uma assistência técnica de qualidade para o campo”, diz. O secretário falou ainda da importância da usina de calcário dizendo que a usina de Pimenta Bueno reiniciará suas atividades em março do próximo ano e que representará uma redenção para o Estado.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Marco Antônio Faria, o governador assinou a ordem de recuperação da usina de Pimenta Bueno na semana passada e que a expectativa de capacidade é de 400 mil toneladas de calcário/ano. “Já está em andamento a construção de outra usina que também terá a capacidade de 400 mil toneladas/ano”. Enfatiza.

Sobre as linhas de crédito o chefe da Casa Civil disse ser essa uma ação de grande importância tanto para o agricultor, que ganha condições para investir em sua propriedade, como para o governo, já que esse recurso financeiro retorna através de impostos, permitindo novos investimentos no Estado. Com essa ação e a parceria do Banco da Amazônia, o território Madeira Mamoré fechará o ano de 2012 com cerca de 50 milhões de reais contratados.

Também estiveram presentes na solenidade para assinatura dos contratos, o gerente regional da Emater no território madeira Mamoré, Hilton Uchoa, deputado estadual Ribamar Araújo, presidente da comissão de agropecuária e política rural da Assembleia Legislativa de Rondônia, Luiz Carlos de Menezes, presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Luiz Pires, o pecuarista e empresário Roberto Caldas e a representante do Banco da Amazônia, Lucélia Barros.

Texto: Wania Ressutti – Assessoria Emater
Fotos: - Robson Paiva – Assessoria Emater

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social