Embaixador José Humberto profere palestra sobre política externa nesta quinta

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promove nesta quinta-feira, 11, a palestra “A inserção internacional do Brasil e os desafios da política externa”.

Publicada em 10 de September de 2014 às 09:55:00

O evento tem como palestrante o embaixador doutor José Humberto de Brito Cruz e acontecerá no auditório da UNIR-Centro, às 19h30.

Os mediadores serão a professora doutora Marília Lima Pimentel (UNIR) e o professor mestre Geraldo Cotinguiba (UNIRON).

A palestra tem como público alvo os acadêmicos de todos os cursos da UNIR, além da comunidade em geral e tem como objetivo discutir a política externa sobre imigrantes em nosso Estado, já que Rondônia possui fronteira com a Bolívia e recebe um grande número de imigrantes de países como Peru, Cuba e Haiti.

Na sexta-feira, 12, haverá uma reunião de trabalho entre o embaixador e a reitoria da Universidade para tratar de acordo de cooperação técnica e a possibilidade de parceria de pesquisas com o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais.

Currículo do embaixador doutor José Humberto de Brito Cruz

Atualmente, o embaixador é diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) no Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); curso de preparação à Carreira de Diplomata pelo Instituto Rio Branco (IRBr); Programa de Estudos Diplomáticos pelo Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais em Genebra, Suíça; Doutorado em Filosofia Política pela USP e curso de Estudos Avançados em Diplomacia pelo MRE.

Brito Cruz atuou como assessor na Divisão das Nações Unidas e na Divisão de Assuntos Humanitários e Meio Ambiente do MRE; Segundo Secretário na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York/EUA; Segundo Secretário na Embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela; assessor na Assessoria Especial da Presidência da República em Brasília; professor de Teoria das Relações Internacionais no Instituto Rio Branco; Conselheiro na Embaixada do Brasil em Paris, França; Ministro-Conselheiro na Delegação Permanente do Brasil junto ao MERCOSUL e à ALADI em Montevidéu, Uruguai; e Secretário de Planejamento Diplomático no MRE.