Embrapa fortalece integração entre pesquisa e extensão rural em Rondônia

Neste sentido, estão sendo realizadas capacitações para técnicos extensionistas e estudantes da área agropecuária.

Publicada em 31 de March de 2015 às 10:06:00

A Embrapa está empenhada em criar meios para levar conhecimento, tecnologias e demais práticas desenvolvidas pela Empresa para multiplicadores, ou seja, técnicos extensionistas, estudantes da área de ciências agrárias, entre outros atores do setor agropecuário, de modo que isso chegue ao campo e possa ser adotado pelos produtores de Rondônia. Neste sentido, estão sendo realizadas capacitações para técnicos extensionistas e estudantes da área agropecuária sobre o uso e a exploração das fontes de informação da Embrapa, como as bases de dados Alice, Infoteca, Ageitec, BDPA e Sabiia, que concentram publicações técnicas, científicas, livros, artigos entre outros materiais de grande utilidade para a sociedade os quais, em sua maioria, foram produzidos pela Embrapa e seus parceiros.

No início de março deste ano foram realizados treinamentos presenciais com extensionistas da Emater Rondônia e acadêmicos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e faculdades particulares dos municípios de Porto Velho e Ariquemes, sobre o uso das bases de dados da Embrapa. A engenheira agrônoma Vaneide Rudnick, destaca a oportunidade de aprendizado. “Apesar de conhecer as bases de dados da Embrapa, a capacitação me ajudou a melhorar meu conhecimento e aperfeiçoar as buscas dos conteúdos e isso posso para aplicar no cotidiano, facilitando muito meu trabalho”. Outra modalidade desse treinamento será via plataforma online. A equipe do projeto está estruturando uma ferramenta para ser utilizada neste modelo de capacitação e deve ser disponibilizada no início do próximo semestre.

Também foi realizado um diagnóstico com os técnicos da extensão rural do estado de Rondônia, especificamente da Emater, que possibilitou a construção de um canal de informação eletrônico (boletim). Por meio dele são divulgadas notícias e publicações, relacionadas aos trabalhos recentes realizados pela Embrapa Rondônia e enviadas diretamente aos e-mails dos técnicos cadastrados. Atualmente estão cadastrados quase 600 extensionistas e demais profissionais e acadêmicos do setor agropecuário. “Trata-se de um meio de comunicação direto em que o usuário receberá informações sobre as tecnologias lançadas pela Embrapa Rondônia, ações realizadas, publicações entre outras atividades de interesse do setor agropecuário e do estado de Rondônia”, explica a analista da Embrapa, Daniela Maciel. Segundo ela, o diagnóstico serviu também para levantar alguns temas que são demandas destes públicos e que a Embrapa Rondônia terá condições de atender, por meio de palestras e treinamentos.

Novo canal de comunicação e interação

O boletim de informação, disponível no endereço www.cpafro.embrapa.br/biblio-boletim, foi desenvolvido com base na web 2.0 e reúne uma base de usuários classificados pelos seus interesses e vinculados às áreas principais de atuação da Unidade (Café, Produção Animal, Produção Vegetal e Produção Florestal). Assim, os técnicos extensionistas e acadêmicos podem receber conteúdos diretamente relacionados aos seus interesses e áreas de atuação. A interação também é possível por meio deste canal, pois está aberto a comentários e comunicação instantânea com a biblioteca. “É uma maneira de mantermos maior contato com este público, agilizando e qualificando o processo”, afirma Daniela.

Os próximos passos do projeto serão a estruturação de uma rede social, com conteúdo agregado. “A ideia é estabelecermos a rede como um canal de comunicação de informação, promovendo ao mesmo tempo o contato e a interação entre os multiplicadores e desses com os profissionais da Embrapa”, explica Daniela Maciel. A rede, que inicialmente está sendo chamada de Estação Embrapa, receberá conteúdo do Ainfo, sistema que gerencia a produção científica da Embrapa, e outros sistemas. “A ideia é centralizarmos os conteúdos produzidos para apoiar o processo de transferência de tecnologia da Empresa, incluindo neste espaço notícias, eventos e tecnologias, de modo a estruturar uma disseminação da informação por perfil de usuário, facilitando a localização de materiais que possam subsidiar a ação dos técnicos, acadêmicos e profissionais”, complementa Daniela.


----
Renata Kelly da Silva