Emeron inicia ano letivo com palestras sobre modernização e vocação

Durante o discurso, Jorge Luiz ressaltou que a demanda processual está muito acima das atividades operacionais da magistratura brasileira.

Publicada em 03 de March de 2015 às 16:09:00

03.03.15 - Aula Magna Pós-Graduação Emeron 106 - conteúdo 1

 

 

Nessa segunda-feira, dia 02, às 19h, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, sob a coordenação do seu diretor, desembargador Sansão Saldanha, deu início ao ano letivo de 2015 com uma aula magna. Durante o evento, além da recepção de boas vindas aos discentes e docentes pela direção da Emeron, foram realizadas duas palestras com os temas: “Modernização da Justiça como fator promotor da eficiência do Poder Judiciário de Rondônia”, ministrada pelo mestre, juiz Jorge Luiz dos Santos Leal, e “Magistratura: desafio e vocação”, ministrada pelo mestre, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia. 

Modernização

O palestrante e docente da Emeron, Jorge Luiz dos Santos, que discorreu sobre a modernização da Justiça, disse que o Poder Judiciário brasileiro sentiu a necessidade de investir na capacitação de magistrados sobre gestão e estatísticas para melhor administrar os serviços cartorários, assim como visualizar quantitativamente a demanda processual e os trabalhos desenvolvidos e os que estão por ser desenvolvidos. 

Durante o discurso, Jorge Luiz ressaltou que a demanda processual está muito acima das atividades operacionais da magistratura brasileira. “Por ano são mais de 90 milhões de processos novos distribuídos no Poder Judiciário brasileiro, enquanto toda magistratura do País não consegue sentenciar mais de 25 milhões de processos”. Segundo o palestrante, o Poder Judiciário não precisa ser só modernizado, carece também de ser aparelhado com recursos auxiliares para desenvolver os serviços jurisdicionais. 

Além disso, “não basta apenas só a dedicação ao trabalho jurisdicional, é preciso continuar estudando para saber administrar, acompanhar a evolução legal, social e tecnológica”. 

03.03.15 - Aula Magna Pós-Graduação Emeron 067 - conteúdo II

(Juiz Jorge Luiz dos Santos)

 

Vocação 

Durante a palestra do desembargador Marcos Alaor, foi dissertado, entre outros, que muitos realizam a graduação do curso de Direito como uma etapa para a prova da OAB, em vez de encarar como uma preparação para a vida, assim como desenvolver uma profissão de vocação. Com relação a isso, durante sua apresentação, mostrou, por meio de slides, cartórios abarrotados de processos.

Abordou sobre o poder que um juiz de direito tem de estar no seio da sociedade resolvendo questões como de saúde, por exemplo. Ele disse que: “o poder de um juiz descontrolado demonstra falta de vocação: juiz tem muito poder”. 

Para o palestrante, que também é docente da Emeron, “o Poder Judiciário está onde um juiz estiver, nem que seja de baixo de um pé-de-mangueira, porque ele é um órgão constitucional do Poder Judiciário”, referindo-se aos atendimentos durante a Justiça Rápida. 

03.03.15 - Aula Magna Pós-Graduação Emeron 101

(Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia)

 

Agradecimentos de encerramento 

Durante o evento, ambos os palestrantes enfatizaram que a Escola Judicial de Rondônia faz parte de suas vidas acadêmicas, momento que parabenizaram a direção e deram as boas vindas aos acadêmicos.

 

Diretor Emeron 

Fazendo uso da palavra, o diretor da Escola, desembargador Sansão Saldanha, também agradeceu aos palestrantes e saudou os alunos presentes no evento com boas vindas. Ele disse que “a Escola Judicial é o meio onde se concentra o ensino/aprendizagem, que mostra caminhos para administrar a grande demanda processual. Além disso, aprimora os conhecimentos dos Pós-Graduandos, que poderão utilizá-los não só na magistratura, mas em qualquer campo profissional jurisdicional”. 

03.03.15 - Aula Magna Pós-Graduação Emeron 058 - conteudo IV

(Diretor da Emeron, Desembargador Sansão Saldanha)

 

Composição 

Compuseram a mesa de abertura do evento o diretor da Emeron, desembargador Sansão Saldanha; o vice-diretor, o juiz Ilisir Bueno Rodrigues; e os palestrantes, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e o juiz Jorge Luiz dos Santos Leal. 

 

Curso 

O curso de Pós-Graduação, que iniciou nessa segunda-feira, dia 02 de março de 2015, tem carga horária de 984 horas e 46 discentes. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 9h:30 às 10h:50 horas. E nos sábados, serão das 8h:00 às 12h:00 horas. 

 

Localização 

A Emeron funciona no centro da cidade de Porto Velho, na Rua Tabajara n. 834 – Bairro Olaria. Ela dispõe de salas amplas e climatizadas, com biblioteca e uma secretaria que, conta com um corpo técnico pedagógico capacitado para receber e dirimir assuntos relacionados à educação de seus acadêmicos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional