Emeron recebe acervo de livros de Dimas Fonseca

A recepção foi na residência do desembargador Dimas , que passou às mãos do diretor da Emeron Dom Quixote de Cervantes, a primeira Revista de Julgados da Justiça de Rondônia e Do Mandado...

Publicada em 29 de August de 2014 às 09:27:00

“É uma satisfação receber como herança parte do acervo de livros do desembargador Dimas Fonseca, em nome da Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron”. Foi assim, de forma espontânea, que o Diretor da Emeron do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, recebeu, às 10h da quarta-feira, 27/08/2014, a doação de livros, na sua maioria, jurídicos.

A recepção foi na residência do desembargador Dimas Fonseca, que, de forma simbólica, passou às mãos do diretor da Emeron três livros: Dom Quixote de Cervantes, a primeira Revista de Julgados da Justiça de Rondônia – 1982/1983 e Do Mandado de Segurança, de Alfredo Buzaid.

Emocionado, o desembargador Dimas Fonseca disse que relutou em doar os livros, mas, “após se aposentar, sua dedicação à leitura restringe-se à literatura sobre o mistério cósmico. Ele disse: “com relação à leitura jurídica que ainda preservo, vou destinar à Emeron para que possa auxiliar àqueles que continuarão a missão nobre de decidir no mundo jurisdicional”. E foram muitos anos para construir o acervo que passa à Emeron.

A aquisição iniciou-se no Estado do Piauí, continuando no Maranhão, Minas Gerais; Brasília e, por último, em Rondônia. Para Dimas Fonseca, os livros na Emeron, além de serem conservados, servirão para estudos e pesquisas.



Relevância dos livros e atuação da Emeron

Durante o encontro dos desembargadores Dimas Fonseca e Sansão Saldanha abordaram vários assuntos, entre os quais, foi dito pelo diretor da Emeron que Dimas representou muito bem a instituição Judiciária durante sua prestação jurisdicional, enfatizando: “é um orgulho conservar essa herança na Emeron, porque, além de ser um legado, é parte obrigatória e fundamental na biblioteca escolar para estudos e pesquisas de magistrados, servidores e alunos”.

Segundo o desembargador Sansão Saldanha, a Emeron atua na formação e capacitação de magistrados e servidores, assim como na preparação para o ingresso na carreira da magistratura de alunos formados em Direito.

Atualmente, “a Escola está preparando magistrados e servidores para atuarem na docência. Estamos aplicando três cursos de pós-graduação: um na área do direito, um em gestão e um em metodologia do ensino superior”.



Breve histórico do homem público

O desembargador Dimas Fonseca iniciou sua carreira jurídica como promotor de justiça no Estado de Minas Gerais, fez parte do quadro do Ministério Público do Distrito Federal, onde chegou ao posto máximo, o de subprocurador, antes de atuar como desembargador do Poder Judiciário rondoniense; é um excelente jurista e apaixonado pela docência e literatura brasileira. Figura como parte integrante das academias de letras dos Estados de Minas Gerais, Rondônia e do Distrito Federal.

Além da carreira jurídica, atuou na docência do primário ao universitário. É um homem simples e humilde, porém erudito, tem várias obras de sua autoria publicadas, é doutor no campo do direito, pedagogo catedrático na docência e um dos melhores poetas sobre o mistério cósmico. Publicou, entre outras obras, os livros “Discursos & Outras Contravenções Literárias”, “Minha Vida em Quatro Estações”, “Entre o peso da Toga e o Canto da Lira”.

Declamação

Dimas Fonseca, durante a entrega dos livros, momento que se emocionou e emocionou o diretor da Emeron declamando de sua autoria o seguinte soneto:

“Olho esse monte de livros empoeirados

Na tampa apodrecida de um poço

Valem mais que as jóias do Reinado

Que erigiu de Rodes o colosso

Alguns velhos pelo tempo carcomidos

Outros novos nos fatos e na idade

Todos são confidentes conhecidos

E parceiros leais da amizade

Valioso legado adquirido

Com grande sacrifício no passado

Pro's embates da vida mui sofridos

Hoje vejo o acervo com vontade

De apertá-lo fundo contra o peito

P'ra aliviar as dores da saudade.”



Assessoria de Comunicação Institucional