Emerson Castro terá missão de ampliar ações de desenvolvimento

Aos 39 anos, Castro estará à frente de uma das principais secretarias de governo, a convite do governador Confúcio Moura, com a missão de acelerar o processo de desenvolvimento do Estado.

Publicada em 16/01/2013 às 08:26:00

Porto Velho, Rondônia - O novo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social, Emerson Castro, que toma posse às 9h desta quarta-feira (16), em Porto Velho, afirmou que assume o cargo “com a missão de ampliar as ações de desenvolvimento do governo Confúcio Moura”.

O novo titular da Sedes é nascido em Porto Velho, iniciou sua carreira política como diretor de Turismo na gestão do prefeito Francisco Chiquilito Erse. Foi vereador por dois mandatos, secretário municipal de Esportes, vice-prefeito da Capital e assumiu a cadeira de prefeito por duas vezes, coincidentemente no início e no final da gestão de Roberto Sobrinho.

Aos 39 anos, Castro estará à frente de uma das principais secretarias de governo, a convite do governador Confúcio Moura, com a missão de acelerar o processo de desenvolvimento do Estado, com a atração de novas indústrias e a geração de empregos.

Empresariado
Oriundo da iniciativa privada, com atuação no ramo hoteleiro e formação acadêmica em direito e hotelaria, Emerson Castro foi presidente da Associação de Jovens Empresários de Rondônia e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Estado.

Com larga experiência no cooperativismo e associativismo, acenou que buscará o diálogo e a formação de parcerias com os representantes das entidades de classe do empresariado, como Fiero, Facer, Sebrae, Fecomércio, Unir, Ifro e demais instituições que representam o segmento produtivo e industrial em Rondônia.

Perseverança
Emerson Castro começou a trabalhar aos 12 anos, com o pai, empresário dono de posto de gasolina e loja de materiais de construção. Aos 15 anos iniciou o curso de economia, em Campinas (SP) e aos 16 já estava na Europa para estudar hotelaria, tendo a sorte de testemunhar in loco a histórica queda do Muro de Berlim.

De volta ao Brasil, em paralelo à atividade como empresário, em 2002, assumiu a cadeira de vereador por Porto Velho. Em seu primeiro ano de mandato, passou a integrar as fileiras do PMDB a convite do então deputado federal, Confúcio Moura, e não mais deixou a legenda. “O PMDB é a maior escola política do Brasil”, resume o novo titular da Sedes.

Jovem, dinâmico, perseverante e atuante na política e nos negócios, Emerson Castro é casado com Binha Rios e pai de três filhos.

Texto:Sandro Andre

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social