12/02/2014 - 17h24min - Atualizado em 12/02/2014 - 17h24min

Enchente do Madeira: Prefeitura cria campanha “S.O.S Desabrigados”

Josélia também disse que algumas dessas famílias atingidas estão incluídas no auxílio moradia e percebem um valor um tanto irrisório no momento.

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou nesta quarta-feira (12/02), a campanha “S.O.S Desabrigados”, com a finalidade de arrecadar alimentos, roupas, produtos de higiene e outros itens que serão distribuídos às famílias atingidas pela cheia do Rio Madeira e que foram remanejadas pela Defesa Civil Municipal e demais órgãos da prefeitura.

A titular da Semas, Josélia Ferreira, informou que as pessoas que queiram contribuir com alimentos perecíveis e não perecíveis, além de cortinados, colchões, água, etc, podem procurar o posto montado em frente ao prédio do poder executivo municipal (Palácio Tancredo Neves) à rua D. Pedro II, bairro Centro.

Segundo Josélia Ferreira conforme a última estatística feita na terça-feira, tinham 75 famílias desabrigadas, mas como o rio continua a subir, é certo que a tendência é aumentar a quantidade. “Nós estamos trabalhando com a meta de tirarmos aproximadamente de 15 a 20 famílias diariamente dos locais alagados. Hoje o Coronel Pimentel , Coordenador da Defesa Civil Municipal, fez uma deliberação aumentando significativamente o quantitativo de pessoas para a execução dessa ação de retirada das famílias”, disse a secretária.

Aproveitando a oportunidade a secretária Josélia Ferreira, fez um apelo às famílias que resistem em sair dos locais alagados ou prestes a ficarem alagados que se puderem sair que saiam o mais breve possível. “Nós estamos pedindo a compreensão dessas pessoas que estão nessas áreas de riscos, que tenham parentes ou pessoas que possam abrigar por solidariedade, que saiam desses locais. Não esperem pelo pior querendo ficar num local que pelas previsões também será atingido pelas águas”, conclamou a secretária. “Nós já estamos com uma equipe montada para receber as doações e preparar os kits para distribuir com as famílias necessitadas em todas as áreas atingidas pela enchente, tanto na Capital, como no médio e baixo Madeira e os outros distritos atingidos pelas águas”, informou Josélia.

Josélia também disse que algumas dessas famílias atingidas estão incluídas no auxílio moradia e percebem um valor um tanto irrisório no momento, no entanto, segundo a secretária, já está sendo providenciado, dentro das normas legais, o aumento desse valor, pleito que o Prefeito enviará para aprovação pela Câmara de Vereadores em regime de urgência. “É um momento que a luta é de todos, como disse nosso Prefeito, Mauro Nazif: é uma questão de salvar vidas. A operação conta com a participação de órgãos federais , estaduais e de todas as secretarias municipais, entidades não governamentais e também de voluntários da população. Vamos está junto e dando todo apoio à essa população que sofre desabrigada por conta da enchente do rio Madeira”, disse Josélia Ferreira.

Por: Adaides Batista

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:26:00

Embrapa Rondônia faz lançamento e leva tecnologias no maior evento de agricultura do Norte

Dentre as tecnologias a serem apresentadas estão às voltadas para a cafeicultura, que em Rondônia é uma das principais atividades agrícolas, destacando o estado como o sexto maior produtor de café do país.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:24:00

Comissão é cancelada e reforma política vai a Plenário na terça com novo relator

Líderes partidários decidiram votar a reforma política diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:23:00

Acir Gurgacz pede providências ao governo para regularização de assentamentos rurais em RO

O senador criticou a lentidão e a ineficiência dos órgãos públicos na regularização fundiária, lembrando que em Rondônia se encontram assentamentos de mais de vinte anos que ainda não foram devidamente regulamentados.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:19:00

MPF lança campanha internacional de combate à corrupção

Divulgada em 21 países, a ação vai mobilizar jovens a dizerem "não" ao desvio do dinheiro público, além de conscientizar sobre a importância do Ministério Público no combate à corrupção.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:16:00

Servidores da Justiça Federal vão dizer Sim ou Não ao Calendário Nacional de Mobilização

Em nota institucional divulgada hoje (25/05), o juiz federal Herculano Martins Nacif, em exercício na direção da seccional, manifestou apoio à reivindicação dos servidores.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:09:00

Precatório do Sintero: E você tem fome de quê? E eles têm medo de quê?

O que falta, então, para ocorrer a efetividade? O que falta para se obter a Excelência num Tribunal de Excelência, como é o TRT da 14a Região? Não falta boa vontade, porque não se pode pedir favor a juiz. Não falta direito. Sobra direito.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:02:00

Empresas de transporte urbano de Porto Velho estão com contas bancárias bloqueadas

O MPT levantou suspeitas que, possivelmente, as empresas também poderiam não ter recolhido o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) e o percentual do INSS descontados dos vencimentos dos trabalhadores.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 17:52:00

E Rondônia assiste a impunidade no Fantástico

“Terapia de ressocialização” com massagens e Mariri para assassinos e estuprados é no mínimo vergonhosa.

POLíCIA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 17:30:00

Comandante da PM lamenta morte de policial que matou a esposa e depois se suicidou

O policial militar Albuquerque entrou nas fileiras da Polícia Militar no dia 1 de dezembro de 2006.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 17:24:00

Luiz Cláudio recebe Confúcio Moura em Brasília e...

...o convida para lançamento de Frente Parlamentar.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 17:15:00

Jovens estão entre os mais prejudicados com a crise no País

Ela citou a recente pesquisa do IBGE que revelou um considerável aumento de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos que passou de 12% em 2014 para 16,2% no mês passado.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 17:07:00

Deputado Maurão é homenageado pela Adhonep

A entidade, que existe em diversos países do mundo, é formada por empresários cristãos, com a finalidade de promover o congraçamento e o fortalecimento da comunhão entre os irmãos.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 17:01:00

Seminário na Assembleia discute atividades da Apac no Estado

Associação discute ações visando a ressocialização dos apenados em Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 16:50:00

Cleiton Roque quer sede para Ceeja

O parlamentar defende a construção da sede própria em virtude de o prédio onde funciona o Ceeja ser locado, o que tem causado grandes transtornos aos alunos portadores de necessidades especiais.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2014 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com