Enchente do Madeira: Prefeitura cria campanha “S.O.S Desabrigados”

Josélia também disse que algumas dessas famílias atingidas estão incluídas no auxílio moradia e percebem um valor um tanto irrisório no momento.

Publicada em 12 de February de 2014 às 17:24:00

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou nesta quarta-feira (12/02), a campanha “S.O.S Desabrigados”, com a finalidade de arrecadar alimentos, roupas, produtos de higiene e outros itens que serão distribuídos às famílias atingidas pela cheia do Rio Madeira e que foram remanejadas pela Defesa Civil Municipal e demais órgãos da prefeitura.

A titular da Semas, Josélia Ferreira, informou que as pessoas que queiram contribuir com alimentos perecíveis e não perecíveis, além de cortinados, colchões, água, etc, podem procurar o posto montado em frente ao prédio do poder executivo municipal (Palácio Tancredo Neves) à rua D. Pedro II, bairro Centro.

Segundo Josélia Ferreira conforme a última estatística feita na terça-feira, tinham 75 famílias desabrigadas, mas como o rio continua a subir, é certo que a tendência é aumentar a quantidade. “Nós estamos trabalhando com a meta de tirarmos aproximadamente de 15 a 20 famílias diariamente dos locais alagados. Hoje o Coronel Pimentel , Coordenador da Defesa Civil Municipal, fez uma deliberação aumentando significativamente o quantitativo de pessoas para a execução dessa ação de retirada das famílias”, disse a secretária.

Aproveitando a oportunidade a secretária Josélia Ferreira, fez um apelo às famílias que resistem em sair dos locais alagados ou prestes a ficarem alagados que se puderem sair que saiam o mais breve possível. “Nós estamos pedindo a compreensão dessas pessoas que estão nessas áreas de riscos, que tenham parentes ou pessoas que possam abrigar por solidariedade, que saiam desses locais. Não esperem pelo pior querendo ficar num local que pelas previsões também será atingido pelas águas”, conclamou a secretária. “Nós já estamos com uma equipe montada para receber as doações e preparar os kits para distribuir com as famílias necessitadas em todas as áreas atingidas pela enchente, tanto na Capital, como no médio e baixo Madeira e os outros distritos atingidos pelas águas”, informou Josélia.

Josélia também disse que algumas dessas famílias atingidas estão incluídas no auxílio moradia e percebem um valor um tanto irrisório no momento, no entanto, segundo a secretária, já está sendo providenciado, dentro das normas legais, o aumento desse valor, pleito que o Prefeito enviará para aprovação pela Câmara de Vereadores em regime de urgência. “É um momento que a luta é de todos, como disse nosso Prefeito, Mauro Nazif: é uma questão de salvar vidas. A operação conta com a participação de órgãos federais , estaduais e de todas as secretarias municipais, entidades não governamentais e também de voluntários da população. Vamos está junto e dando todo apoio à essa população que sofre desabrigada por conta da enchente do rio Madeira”, disse Josélia Ferreira.

Por: Adaides Batista