Enchente do Madeira: Prefeitura decreta Estado de Alerta no município de Porto Velho

Cota do nível do rio Madeira chega a 14,55 metros e faz com que a prefeitura mobilize todas as secretarias.

Fonte: Comdecom
Publicada em 19 de janeiro de 2018 às 18:37
Enchente do Madeira: Prefeitura decreta Estado de Alerta no município de Porto Velho

Ainda é cedo para falar numa comparação em relação a ocorrência histórica de 2014, em que o rio atingiu 19,74 metros (Foto: UOL)

Com a elevação da cota da bacia do Madeira para 14,55 metros nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Porto Velho decretou estado de alerta no Município. O decreto nº 15.034, de 19 de janeiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com prazo de vigência de 90 dias.

O Estado de Alerta é o reconhecimento pelo poder público de situação anormal e tem como objetivo mobilizar todos os órgãos e entidades da administração pública, bem como a comunidade e as entidades responsáveis pelas ações de Defesa Civil, para que estejam organizadas e alertas para atender eventuais ocorrências, com a finalidade de prevenir e minimizar danos, além de assistir a população. "Mesmo que ainda não haja motivo para pânico, é apenas um alerta em relação a subida do nível do rio, que se continuar, tomaremos outras medidas que constam no plano de contingência", explicou Marcelo Santos, Coordenador de Proteção e Defesa Civil.

Foi considerada a atipicidade do período chuvoso, onde houve antecipação considerável da elevação da cota do rio Madeira com 14,44 metros e previsão de atingir o volume de 14,85 metros, caracterizando o Estado de Alerta. "Nós não seremos pegos de surpresa, nós já temos um planejamento. A Defesa Civil conta com auxilio de todas as secretarias para dar uma resposta caso haja inundação. Ainda é cedo para falar numa comparação em relação a ocorrência histórica de 2014, em que o rio atingiu 19,74 metros.Estamos monitorando tanto a subida do Madeira quanto no território boliviano. Temos sobrevoado e ainda não temos nenhuma família afetada", lembrou Marcelo.

Levou-se em conta a ainda a previsão de continuidade das chuvas para os próximos dias e consequentemente, o agravamento da situação das famílias residentes em locais de risco, já que as áreas afetadas tornam-se sujeitas a endemias, em decorrência do nivelamento das águas de consumo humano e àquelas provenientes de fossas, sumidouros e redes de esgoto.

Durante todo o final de semana as equipes da Defesa Civil estarão de plantão acompanhando a evolução do nível do rio.

Comentários

  • 1
    image
    joao roberto 20/01/2018

    Aos jornalistas e politicos de rondonia, deixem de ficarem dizendo as mesmas coisas todos o dias e prevendo desgraca, mas vejam os senhores que as turbinas hoje sao operadas por pessoas que sabem que o que entrar tem que sair ou ai alagamento, a enchente dec2014 foi aprendizado e hj nunca mais ter enchente como 2014, todo mundo sabe disso e o redto e conversa pra boi dormir e jornalista vendendo noticia e deputado querendo voto a reeleicao., so isso o resto e o resto, aguardem e vera a verdade.

  • 2
    image
    j paulo 19/01/2018

    O eleitor tem que saber o nome dos deputados que recebem propina para aprovar aumento de cota da barragem. Toda essa desgraça se deve a essas usinas criminosas, O que recebemos troca foram compensações ridículas e uns 150 m de royalties, uma bagatela frente ao dano ambiental, vale a pena ser um criminoso do ambiente. Os rondonienses e principalmente os portovelhenses ao menos são beneficiados com essas pragas, pois pagamos as tarifas de energia mais alta do país, temos bandeira vermelha em plena cheia do rio, não temos prioridade do sistema nacional que desliga rondonia para manter os estados do sudeste c energia. Do ponto de vista ambiental é mais dramatico ainda, é fato que houve falha de projeto, as turbinas não tem estabilidade com o chamado fio d'agua, isso que gera as marolas quase imperceptível, mas faz um estrado danado nos taludes ajusante da barragem. A grande enchente de 2014 foi culpa da usina que segurou aguas até a cota pretendida, sem autorização e estudos necessários, justamente para fazer testes no funcionamento das turbinas, dai ficou tarde demais para liberar agua, o que faziam descontroladamente na calada da noite intensificando ainda mais as quedas dos barrancos. Nosso rio é terciario sobre planicie com dinamica extrema de cheia e seca, isso foi desconsiderado na fase de estudos preliminares, e ainda tinham a cara de pau de falar em audiencia dentre as vantagens das barragens, justamente o controle de cheia e estiagem, mantendo navegabilidade do rio o ano todo, na contramão do chamado pequeno reservatorio, que se fosse pequeno não teria capacidade para corrigir a seca, e quanto enchente pior ainda, pois se segurar agua e transbordar, vai tudo p o beleleu. Em planicie um metro pode representar exponencialmente milhares de quilometros quadrados de áreas inundadas, que nunca serão capazes de avaliar o verdadeiro impacto, destruindo nossa já cambaliada fauna e flora. A recorrencia de grandes cheias na amazonia gira em torno de 10 anos, esse papo furado de 300 anos é conversa p boi dormir, pois eles acham que não vão mais fazer barbeiragem nesse período. Enfim, o rio madeira não é adequado para hidrelétrica, tanto que nunca vi vertedouro funcionar, praticamente de hora em hora, sem programação e aviso previo aos moradores.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook