Enchente: ESBR disponibiliza transporte e doações para atinhidos

O serviço de transporte em jaci Paraná é gratuito e funciona diariamente, 24 horas.

Publicada em 11 de April de 2014 às 17:18:00

Assessoria

Porto Velho, Rondônia - A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, visando contribuir com o poder público nas demandas originadas pela enchente do Rio Madeira, está disponibilizando e mantendo desde 27 de março, duas balsas que fazem o transporte de veículos pesados no trecho alagado próximo ao distrito de Jaci Paraná, sendo uma com capacidade para carregar 15 caminhões por vez e a outra seis.

Apesar da Usina Jirau não exercer influência sobre a cheia, que é consequência do excesso de chuvas nas cabeceiras dos rios afluentes do Madeira, a ESBR tem contribuído no atendimento à população atingida. “Temos participado das reuniões da ‘Operação Enchente’ desde o início e nos colocamos à disposição da Defesa Civil Estadual e dos demais órgãos que aderiram à campanha, para colaborar com o que for necessário”, salienta o diretor Institucional da empresa, José Lucio de Arruda Gomes.

O serviço de transporte em jaci Paraná é gratuito e funciona diariamente, 24 horas, seguindo uma escala de prioridades definida pela Defesa Civil Estadual, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ESBR. Primeiro são transportados os gêneros alimentícios, depois remédios, seguidos de combustíveis, materiais da UHE Jirau e por fim os demais itens.

Na mesma região, a empresa também já vinha mantendo desde a segunda quinzena de fevereiro duas embarcações tipo voadeiras, com capacidade para dez passageiros cada, que auxiliam de forma gratuita na travessia da população em geral – quando é preciso, o transporte dos empregados da ESBR é feito por lanchas exclusivas, em outro atracadouro. As embarcações são de barqueiros da própria região, conhecidos dos moradores locais e contratados temporariamente para o serviço, que é oferecido das seis às 18 horas.

Para operacionalizar o transporte, a Energia Sustentável do Brasil construiu e mantém dois atracadouros de embarque e desembarque e suas respectivas vias de acesso, sendo um próximo à cabeceira da ponte de Jaci Paraná e outro no perímetro urbano da localidade. A fim de auxiliar o DNIT na operacionalização e fiscalização da rodovia BR-364, a empresa ainda realizou reparos, forneceu e instalou dispositivos de sinalização para delimitar a área de circulação sobre os trechos alagados, disponibilizou mergulhadores para vistoriar os taludes laterais da pista e lanchas para a inspeção das áreas atingidas pela água, entre outras ações.

Além disso, a companhia já entregou mais de 10 mil litros de combustível para abastecer as viaturas, aeronaves e embarcações que estão a serviço da “Operação Enchente”, assim como alimentos, água mineral, copos descartáveis, produtos de higiene e limpeza para as famílias atingidas; disponibilizou caminhonetes, caminhões-pipa, lanchas e trator; alugou e cedeu tendas, banheiros químicos, jogos de mesas e cadeiras plásticas para os profissionais da Defesa Civil e demais órgãos que estão trabalhando no atendimento à população.

Acre – A Energia Sustentável do Brasil também tem contribuído com o Governo do Acre quanto às demandas geradas em função da enchente naquele estado. A empresa já disponibilizou uma pá carregadeira, três caminhões, três lanchas e dez cargas de pedras e rejeitos de pedras para serem aplicados nas áreas afetadas.