13/02/2014 - 12h34min - Atualizado em 13/02/2014 - 12h34min

Enchentes em Rondônia: Governo vai decretar estado de calamidade pública

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, toda ajuda por terra, água e ar será necessária e bem-vinda.

Embora não estivesse presente à reunião realizada no final da tarde de quarta-feira (12), no auditório do Palácio Presidente Vargas, o governador Confúcio Moura orientou aos secretários e demais técnicos convocados para o encontro que o objetivo é encontrar meios de prestar ajuda a quem necessita.

São seis municípios atingidos pelas águas do Rio Madeira e que precisam do trabalho do estado, dos municípios e da União. A situação está mais grave em Porto Velho, que já contava, no momento da reunião, com mais de 70 famílias entre desalojados e desabrigados e em Guajará Mirim, com o acesso interditado na BR 425, rodovia estadual com status de federalizada devido a área fronteiriça, com possibilidade de desabastecimento da cidade e região.

Estiveram na reunião representantes de diversos órgãos do Estado, incluindo Polícia e Bombeiro Militar, Prefeitura, Exército, Marinha e Aeronáutica, representantes das empresas Santo Antonio Energia, Energia Sustentável do Brasil – Jirau e Polícia Rodoviária Federal. O secretário chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria, encarregado de conduzir o encontro, defendeu a necessidade de união entre todos os participantes para o enfrentamento de uma das maiores cheias no Estado, afirmando que tudo será feito para que não se perca nenhuma vida. Após a reunião, Marco Antonio convidou alguns participantes para contribuírem na elaboração do documento decretando o estado de calamidade no Estado.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, toda ajuda por terra, água e ar será necessária e bem-vinda. O Coronel Ubirajara Caetano declarou que seis municípios foram atingidos pelas cheias, como Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste, que já obtiveram ajuda federal. Além de Rio Crespo, Nova Mamoré, Guajará Mirim e Porto Velho, nos dois últimos a situação tende a se agravar mais, especialmente com a previsão meteorológica, que prevê uma elevação no volume de águas do Madeira que chegará a mais de 18 metros, até o dia 20 de fevereiro, colocando todas as autoridades em grande tensão até lá. Segundo ele, diariamente serão divulgados boletins para dar conhecimento à população de tudo que está acontecendo e das soluções postas em prática. “Nossa preocupação maior é com a vida das pessoas”, destacou, acrescentando que são mais de 200 profissionais envolvidos em todo o processo. Ainda nesta semana a Superintendência de Gestão e Gastos poderá dispor de um telefone de utilidade pública, 0800 para receber chamadas relacionadas aos danos causados e às vítimas da enchente.

Texto: Alice Leyla

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 18:35:00

Dilma pede que igrejas mobilizem fiéis na luta contra o Aedes aegypti

A presidenta destacou que as lideranças religiosas possuem credibilidade para engajar os fiéis no combate ao inseto, evitando o acúmulo de água parada em casa.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 18:23:00

SINDSEF inicia pagamento da GEAD

Cumpre informar, que os processos dos demais substituídos, ainda, aguardam as liberações das requisições de pagamento – RPV, pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 17:54:00

OAB/RO consegue liminar para suspender portaria da Receita que viola sigilo dos contribuintes

... o dispositivo da Receita viola a Constituição Federal, por ser uma invasão da intimidade e da vida privada dos cidadãos.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 16:15:00

Atos de vandalismo atrasam operação de linhão para usinas do Madeira

Quinze torres de 40 metros de altura foram derrubadas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 16:02:00

CNJ deve aprovar quatro resoluções para o novo CPC, prevê conselheiro

Entre os assuntos que deverão ser regulamentados pelo CNJ estão: penhora eletrônica; cadastro de peritos; comunicação de atos processuais eletrônicos e leilões.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 16:01:00

Prisão é exceção, não regra, defende catedrático que encerrará o 2° Fonape

Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Streck classificou como “extremamente relevante” o debate sobre a política de alternativas penais para o Poder Judiciário.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:59:00

Nova versão do sistema de peticionamento eletrônico reduz tempo para protocolar petições no STF

A última novidade é que o advogado pode acessar todas as suas petições e acompanhar outros processos de seu interesse através de apenas uma tela: seu painel de controle.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:58:00

Comissão de permanência pode ser cobrada no período de inadimplemento contratual

Esse entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi consolidado por meio da súmula 294.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:56:00

Princípio da insignificância não se aplica a contrabando de cigarros

Esse foi o entendimento adotado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento de recurso em habeas corpus no qual um homem, preso com 27 caixas de cigarros estrangeiros, pedia o trancamento da ação penal .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:55:00

Cobrar juros antes da entrega das chaves de imóvel em construção não é abusivo

As diversas decisões da corte sobre esse tema foram disponibilizadas pela Pesquisa Pronta, ferramenta on-line do STJ criada para facilitar o trabalho de quem deseja conhecer o entendimento dos ministros em julgamentos semelhantes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:53:00

Negócio jurídico frustrado não impede protesto de cheque

Salomão lembrou que o banco não poderia ser privado do direito de se resguardar em relação à prescrição para o ajuizamento da ação de execução, cujo prazo é interrompido com o protesto do título de crédito.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:50:00

...E eu fui à Banda...

Professor Nazareno*

POLíCIA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:44:00

Reforço policial chega ao Vale do Jamari para combater crimes de pistolagem

Policiais civis já investigam, inclusive, uma possível ligação do grupo com o assassinato do fazendeiro Hiran Alves de Cristo, de 42 anos, na segunda-feira (8), na zona rural do município de Campo Novo de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:39:00

Prefeito Alex Testoni anuncia investimento de R$ 2,8 milhões na saúde de Ouro Preto

A prefeitura vai investir na aquisição de material permanente como veículos utilitários, mobiliários, informática, equipamentos para as unidades Básicas de Saúde (UBS), consumo, serviços e custeio.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2014 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com