13/02/2014 - 12h34min - Atualizado em 13/02/2014 - 12h34min

Enchentes em Rondônia: Governo vai decretar estado de calamidade pública

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, toda ajuda por terra, água e ar será necessária e bem-vinda.

Embora não estivesse presente à reunião realizada no final da tarde de quarta-feira (12), no auditório do Palácio Presidente Vargas, o governador Confúcio Moura orientou aos secretários e demais técnicos convocados para o encontro que o objetivo é encontrar meios de prestar ajuda a quem necessita.

São seis municípios atingidos pelas águas do Rio Madeira e que precisam do trabalho do estado, dos municípios e da União. A situação está mais grave em Porto Velho, que já contava, no momento da reunião, com mais de 70 famílias entre desalojados e desabrigados e em Guajará Mirim, com o acesso interditado na BR 425, rodovia estadual com status de federalizada devido a área fronteiriça, com possibilidade de desabastecimento da cidade e região.

Estiveram na reunião representantes de diversos órgãos do Estado, incluindo Polícia e Bombeiro Militar, Prefeitura, Exército, Marinha e Aeronáutica, representantes das empresas Santo Antonio Energia, Energia Sustentável do Brasil – Jirau e Polícia Rodoviária Federal. O secretário chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria, encarregado de conduzir o encontro, defendeu a necessidade de união entre todos os participantes para o enfrentamento de uma das maiores cheias no Estado, afirmando que tudo será feito para que não se perca nenhuma vida. Após a reunião, Marco Antonio convidou alguns participantes para contribuírem na elaboração do documento decretando o estado de calamidade no Estado.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, toda ajuda por terra, água e ar será necessária e bem-vinda. O Coronel Ubirajara Caetano declarou que seis municípios foram atingidos pelas cheias, como Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste, que já obtiveram ajuda federal. Além de Rio Crespo, Nova Mamoré, Guajará Mirim e Porto Velho, nos dois últimos a situação tende a se agravar mais, especialmente com a previsão meteorológica, que prevê uma elevação no volume de águas do Madeira que chegará a mais de 18 metros, até o dia 20 de fevereiro, colocando todas as autoridades em grande tensão até lá. Segundo ele, diariamente serão divulgados boletins para dar conhecimento à população de tudo que está acontecendo e das soluções postas em prática. “Nossa preocupação maior é com a vida das pessoas”, destacou, acrescentando que são mais de 200 profissionais envolvidos em todo o processo. Ainda nesta semana a Superintendência de Gestão e Gastos poderá dispor de um telefone de utilidade pública, 0800 para receber chamadas relacionadas aos danos causados e às vítimas da enchente.

Texto: Alice Leyla

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:34:00

MPC-RO notifica gestores para adoção de providências relativas ao Plano Municipal de Educação

Além dessas medidas, o MPC reforça a necessidade de que os municípios e a administração estadual, atuando em parceria com a União, realizem ações para atingir as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:32:00

Unir divulga processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para os campi de Cacoal e Vilhena

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por procurador legalmente constituído sem cobrança de taxa.

GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:31:00

MP expede recomendação para que Prefeitura de Ji-Paraná implemente hora-relógio para profissionais do magistério

Conforme a orientação, emitida pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena, a composição da carga horária fixada na lei mencionada deve ser baseada na hora-relógio.

GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:29:00

MPF promove 'Café da Manhã com Parlamentares' para tratar sobre situação do povo Cinta Larga

Parlamentares assinarão a Carta dos Parlamentares em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga. O evento ocorrerá nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, no auditório do MPF, a partir de 7h30.

POLíTICA | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:24:00

A ética petista foi para as calendas

Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 16:18:00

PCdoB fará reuniões com diretórios municipais visando eleições 2016

O secretário de Organização e Comunicação da sigla comunista, Francisco Batista Pantera, falou das pretensões do partido para o próximo ano e como seus membros devem se organizar a fim de eleger pelo menos 50 vereadores nos municípios de Rondônia

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 12:53:00

Nota de Esclarecimento – Vereador Márcio Pacele

Ao contrário do que foi dito, o vereador jamais participou de qualquer reunião com o prefeito Mauro Nazif (PSB) para tratar sobre a CPI do Cachê.

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 12:15:00

Nota de Esclarecimento – Vereador Eduardo Rodrigues desmente encontro com prefeito

No texto apresentado pelo jornalista Valdemir Caldas intitulado “Nazif se reúne com aliados e decidem engavetar a CPI do Cachê”, cabe dizer que o vereador Eduardo Rodrigues não participou de nenhum encontro com o prefeito para tratar sobre a CPI dos Shows

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:58:00

Inadimplentes e falidas, empresas tentam ganhar contrato de saneamento de Porto Velho no "TAPETÃO"

A licitação foi aberta no dia 15 de maio deste ano pela Superintendência de Compras e Licitações de Rondônia (Supel).

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:51:00

Conselheiro José Batista de Lima morreu nesta quinta-feira em Porto Velho. Corpo será sepultado às 16 horas

O sepultamento ocorre nesta sexta-feira (31), às 16 horas, no Cemitério Recanto da Paz, em frente ao campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:16:00

RONDÔNIA: A EDUCAÇÃO QUE CONFÚCIO ACABOU...

FRANCISCO XAVIER GOMES

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:14:00

Confúcio Moura diz que governadores querem contribuir com ajustes para superar crise

Segundo Confúcio Moura, a presidente Dilma apresentou preocupações, mas, ao mesmo tempo, está animada em vencer esta crise de turbulência econômica e política.

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:09:00

Sintero cobra solução para a falta de professores e pede audiência no MP para discutir a superlotação de salas de aula

O Sintero vem recebendo muitas denúncias de que várias turmas estão sendo juntadas em uma sala como medida paliativa adotada pela Seduc para solucionar temporariamente o problema da falta de professores.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/07/2015 ás 09:53:00

OAB e CEF promovem o Seminário “Debatendo o Novo CPC” na semana do Advogado

O evento inicia a programação alusiva ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, e objetiva promover o congraçamento da classe por meio do seminário de atualização profissional.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2014 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com