Enfermeiros são capacitados para o atendimento avançado de pacientes com trauma e politrauma

O governo de Rondônia investiu nos últimos quatro anos mais de R$ 3 milhões na capacitação e aperfeiçoamento de servidores do setor de saúde.

Publicada em 23 de janeiro de 2017 às 10:34:00

NA CAPITAL - Enfermeiros foram capacitados em curso sobre trauma e politrauma

Enfermeiros foram capacitados em curso sobre trauma e politrauma

O governo de Rondônia investiu nos últimos quatro anos mais de R$ 3 milhões na capacitação e aperfeiçoamento de servidores do setor de saúde. Foi o que disse o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, durante encerramento do curso de Advanced Trauma Care For Nurses (ATCN) – Cuidado Avançado do Trauma para Enfermeiros (ATCN), em Porto Velho.

O curso foi ministrado por especialistas do Instituto de Conhecimento Ensino e Pesquisa (Icep) do Hospital Samaritano de São Paulo, referência em capacitação na área de saúde. No total, 32 profissionais da área de enfermagem fizeram o curso, com duração de 20 horas, divididos em duas turmas.

Do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) – referência em Rondônia no atendimento de alta complexidade -, cinco pessoas fizeram o curso. Do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II foram oito enfermeiros selecionados para receber as técnicas avançadas de suporte à vida de pacientes com trauma e politrauma.

De acordo com a coordenadora do curso, Tatiane Gonçalves Gomes de Novais do Rio, o objetivo é a sistematização no atendimento prestado ao paciente politraumatizado, diminuir as taxas de mortalidade, o número de sequelas temporárias e definitivas. “O treinamento proporciona ainda o benefício decorrente da diminuição do sofrimento das vítimas e da sociedade”, explicou.

Tatiane do Rio afirmou que o ATCN determina o estabelecimento de padrões mínimos de cuidados na avaliação inicial e no tratamento de doente com trauma. Segundo ela, após o curso, os profissionais terão condições de conhecer e identificar o padrão do A, B, C, D, E do politrauma: A – vias aéreas e proteção da coluna cervical; B – respiração e ventilação; C-circulação; D – incapacidade neurológica; E – exposição e controle da temperatura.

De acordo com a coordenadora, o curso de Cuidado Avançado do Trauma para Enfermeiros (ATCN) é um programa de treinamento para enfermeiros para o manejo de casos de trauma físico agudo. O programa já foi adotado mundialmente em mais de 40 países.

O objetivo é implantar uma abordagem simplificada e padronizada aos pacientes com trauma. “É um programa paralelo para enfermeiros, denominado ATCN (Advanced Trauma Care for Nurses), que decorre em paralelo com cursos ATLS, destinado aos médicos. É avançado e projetado para o enfermeiro registrado interessado em aumentar seu conhecimento na gestão do paciente com trauma múltiplo”, sintetizou.

O ATCN está em operação há mais de 15 anos e tem excelentes resultados. O curso tem um programa educacional em trauma voltado para o treinamento de profissionais da enfermagem que trabalham em urgências, emergências e terapia intensiva. Além disso, tem o direcionamento teórico-prático através da utilização de técnicas hands on e simulação em manequins.

APOIO - Carina Souza, enfermeira do João Paulo II, agradeceu investimento

Carina Souza (c), enfermeira do João Paulo II, agradeceu ao governo pelo investimento

No encerramento, o secretário Pimentel falou sobre a preocupação do governador Confúcio Moura com a o aperfeiçoamento profissional. “Um médico de família, um homem que acredita no potencial das pessoas e, principalmente, um visionário, que vê sempre à frente de seu tempo”, disse o secretário.

No Hospital de Base (HB), segundo Pimentel, são feitos mais de 60 mil atendimentos por ano. “Temos uma superestrutura em equipamentos e temos que investir nos servidores. Ninguém faz um curso desse e sai da mesma forma. Sai com a visão de um novo sistema a ser discutido, um novo modelo de gestão”, completou.

 


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo