Engenheiros oferecem sugestões ao prefeito Mauro Nazif para melhorar Porto Velho

Os engenheiros propõem ações nos mais diversos setores, como a implantação do plano diretor de drenagem urbana para evitar alagações.

Publicada em 18/01/2013 às 11:13:00

Porto Velho, Rondônia - Durante reunião promovida pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge), realizada na noite desta quinta-feira (17), o prefeito Mauro Nazif recebeu um documento contendo várias sugestões de políticas públicas que poderão ser colocadas em prática em sua gestão. Os engenheiros propõem ações nos mais diversos setores, como a implantação do plano diretor de drenagem urbana para evitar alagações.

O documento ainda contém sugestões para a arborização da cidade, transporte e trânsito, fortalecimento da produção do pescado e de hortifrutigranjeiro, alternativas para reaproveitamento de materiais recicláveis, planejamento de ocupação dos espaços, atenção às áreas de preservação permanentes (APP) e das matas ciliares, criação do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, conter ocupações irregulares nas margens dos canais e construção do aterro sanitário, dentre outras.
Além de apresentar as propostas, o Senge se colocou a disposição da prefeitura para elaborar os projetos e ajudar na busca de recursos para torná-los realidade. Mauro Nazif agradeceu e disse que todas as sugestões são muito importantes. “A gente entende que aqui estão pessoas que conhecem os problemas de Porto Velho, mas principalmente, conhecem as soluções. Fico muito contente com esta iniciativa e só posso dizer muito obrigado”, declarou.

O prefeito destacou a importância de conversar com pessoas e setores da sociedade que querem bem a cidade, ouvi-los e lutar junto com essas pessoas, para que Porto Velho venha ser referência no Norte do Brasil. “O plano do Senge é um presente”, enfatizou Mauro Nazif.

O presidente do Senge, Jorge Luiz da Silva Alves, recepcionou o prefeito Mauro Nazif e conduziu a reunião chamando os engenheiros de cada setor para apresentarem suas propostas. Alves agradeceu ao prefeito por ter aceitado o convite e fez questão de reiterar a disposição da categoria em colaborar para promover as melhorias que o município tanto necessita.

Trabalho

Mauro também falou das ações em andamento para conter as alagações e a violência no trânsito. Informou que fortaleceu a parceria com o Detran, que destinou mais R$ 5 milhões para investimentos no trânsito do município. O prefeito ainda mencionou o Plano de Reestruturação do Sistema de Transporte Urbano, que prevê investimento da ordem de R$ 90 milhões. Ele agradeceu a sugestão para transformar a Semtran em uma autarquia e afirmou “que esta é uma discussão interessante”.
Quanto às medidas adotadas para conter as alagações nesse período de intensas chuvas, Mauro Nazif explicou que as secretarias de Obras (Semob) e de Serviços Básicos (Semusb) trabalham intensamente e de forma integrada para facilitar o escoamento das águas pluviais, realizando limpeza e desobstrução da rede de drenagem e canais. O secretário Gilson Nazif (Semob) participou do encontro com os engenheiro.

Título

Ainda na ocasião, Mauro Nazif recebeu o título de sócio da cooperativa Coomapeixe, formada por engenheiros e produtores do pescado. A entidade que agrega cerca de 400 cooperados ofereceu sugestões para fortalecer o setor e propôs parcerias importantes com o município.

Texto: Comdecom
Foto: Comdecom