Entidades fazem ato cívico contra corrupção terça-feira, em frente a Assembleia de RO

O presidente da OAB Rondônia adianta que a entidade representante da advocacia rondoniense jamais se furtará em cumprir seu papel de ser uma sentinela do estado democrático de direito. “

Publicada em 26/11/2011 às 09:56:00

A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil em atuação conjunta com o Movimento Unificado pela Ética e Contra a Corrupção e o Sindicato dos Servidores Públicos Federal em Rondônia (Sindsef), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindler), Sindicato dos Empregados da Prefeitura de Porto Velho (Sindeprof), Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (Andes), CTB, Comando de Greve dos Professores da Universidade Federal de Rondônia, Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (SINGEPERON) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) estão organizando manifestação para protestar contra a corrupção na política.

A administração pública, por determinação constitucional, obrigação moral é ética de todo cidadão é regida pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, com maior ênfase, é obrigação de todo servidor público, inclusive parlamentares (Constituição Federal Art.37 caput).

A partir destes postulados, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, lembra que os fatos que vieram a lume recentemente - ao que tudo indica, absolutamente verídicos -, demonstram que, infelizmente, esses princípios foram violentados de forma vil e degradante e devem ser repudiados e merecerão respostas duras da sociedade rondoniense e nacional.

Neste de sentido, acrescenta Hélio Vieira, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia e todas essas entidades dos movimentos sociais une-se à sociedade Rondoniense para, na sua permanente luta pela moralidade pública, visando expurgar dos Poderes Legislativo e Executivo, elementos que atuam em desacordo com os princípios preconizados na Constituição. “Já conversei com alguns dirigentes sindicais e líderes de movimentos sociais para que façamos uma manifestação pacífica e ordeira, respeitando o patrimônio público e as instituições. Nosso alvo são os malfeitores da corrupção, aqueles que impedem que a verba da saúde ajude a melhorar o atendimento no João Paulo II, por exemplo, ou ainda melhorias para a Educação”, explica o representante da advocacia rondoniense.

O presidente da OAB Rondônia adianta que a entidade representante da advocacia rondoniense jamais se furtará em cumprir seu papel de ser uma sentinela do estado democrático de direito. “Por isso não vamos nos furtar de protestar contra a bandalheira que se instalou no Poder Legislativo de Rondônia em que alguns eleitos para defender o povo insistem em não querer erradicá-la”, observa Vieira, pontuando que essa disposição para lutar por uma sociedade mais digna e justa está no DNA da OAB.
Já na segunda-feira, as entidades integrantes do movimento se reúnem na sede da OAB para definir os passos que a manifestação vai seguir e elaboração do manifesto que deverá ser distribuído durante a passeata, as 15 horas de terça-feira, na Assembleia Legislativa.

Assessoria de Imprensa OAB-RO