Entidades levam pleitos do setor produtivo ao candidato a prefeito Ribamar Araújo

Araújo assegurou empenho ao empresariado, principalmente aos pequenos empreendedores, caso seja eleito prefeito da Capital.

Publicada em 24 de September de 2016 às 10:17:00

O candidato a prefeito de Porto Velho deputado estadual Ribamar Araújo  (da coligação Para Orgulhar Porto Velho - PR / PSL) conversou nesta semana com o presidente da Feempi (Federação das Micro e Pequenas Empresas ) e Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias) de Rondônia, Leonardo Sobral, sobre os pleitos do setor para o próximo prefeito da Capital.  “Há 20 anos repetimos esta prática aqui no Simpi, de ouvir as propostas de candidatos a cargos eletivos, ao mesmo tempo em que sugerimos medidas para melhorar as condições de trabalho dos empresários, principalmente dos pequenos, que são os grandes geradores de emprego e renda de qualquer município”, segundo Sobral. Além das reuniões com os candidatos, a Feempi e Facer  organizam um jantar para que os empresários possam conversar diretamente com os postulantes a cargos eletivos.

Ribamar Araújo acatou os pleitos feitos pelo setor produtivo. “Já são coisas que eu tenho aqui na minha cabeça para ser postas em prática e quem me conhece sabe que são coisas da rotina da minha vida. Infelizmente a maioria das pessoas que estão no poder não tem na vida esta vontade de caminhar junto com os pequenos empresários.  Mas eu vou fazer isto, caso seja eleito,  com a maior naturalidade. Acima de tudo ouvindo o povo diretamente ou  os seus representantes”, assegurou.

Durante a reunião, Leonardo Sobral levou a Ribamar Araújo a necessidade de criação de uma secretaria municipal de indústria e comércio. “A criação desta pasta criaria um canal de comunicação direto com a prefeitura”, explicou ele.  “Porto Velho conta com 36% das empresas ativas de Rondônia, sendo que destas 92¨% são de micro  e pequeno porte e este segmento precisa de políticas  consistentes para poder trabalhar com todo o seu potencial”, acrescentou.

Outra reivindicação feita ao candidato é a desburocratização na prefeitura da emissão de alvarás de funcionamento para os Microempreendedores Individuais (MEIs). “Porto Velho tem 12.654 MEIs e 9 mil delas foram formalizadas dentro do Simpi, para onde retornam sempre que precisam de uma orientação. Com isso temos acompanhado as dificuldades que eles encontram na prefeitura”, explicou Sobral.

Ele propõe que a prefeitura adote a lei de criação das MEIs, que prevê um prazo de seis meses para que eles tirem os alvarás, sendo que, passado este período, se não for feita a fiscalização, o alvará terá validade indefinida. Em Porto Velho, a prefeitura adotou outra sistemática, com um prazo de 90 dias  de validade de seu alvará e após deverá se dirigir a prefeitura, enfrentar os mais diversas  entraves burocráticos,  os mesmos solicitados   as grandes empresas, para  torná-lo definitivo. Outro pleito do setor produtivo levado a Ribamar Araújo é a criação de políticas públicas de incentivo à industrialização de produtos do município que seguem in natura para outros estados, a exemplo do da carne de peixe, gado e suína, além do couro de boi. Leonardo Sobral sugeriu que a prefeitura crie projetos básicos para orientação dos interessados em produzir. “Com pequenos investimentos é possível produzir embutidos, por exemplo. Seria muito interessante se os pequenos empresários, principalmente, pudessem contar com este tipo de serviço da prefeitura”, explicou  ele.

Leonardo Sobral também solicitou a atenção de Ribamar Araújo, caso seja eleito, para a criação de um porto seco em Porto Velho. “Sei que este tipo de serviço é de âmbito federal, mas acredito que o prefeito pode interferir para agilizar a implantação da alfândega no nosso município” com a finalidade de podermos fazer internação de produtos importados e facilitar as exportações atraves do aumento de volume de negócios. Outra reivindicação levado ao candidato é o ordenamento do trabalho dos vendedores ambulantes na Capital.

Na ocasião, Leonardo Sobral lembrou que Ribamar Araújo durante os três mandatos que exerceu como deputado estadual tem dado um apoio importante para o setor das micro e pequenas empresas, particularmente para a criação do Fórum  Regional Permanente  de  Micro e Pequenas Empresas.